CURTA NOSSA FAN PAGE

12 de maio de 2017

Hotel Mariana no Espaço Satyros leva depoimentos reais para o palco - Blog e-Urbanidade

Foto: Divulgação
A Estação Satyros, em São Paulo, recebe o espetáculo Hotel Mariana que traz relatos de sobreviventes da tragédia de Mariana (MG), que ocorreu em novembro de 2015. A montagem é construída a partir da técnica chamada de verbatim na qual a dramaturgia é feita com depoimentos de moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distritos soterrados de Mariana.

Com direção de Herbert Bianchi, dez atores recontam fielmente o que está ouvindo, reproduzindo não somente as palavras, mas também a musicalidade, o sotaque e certos recursos expressivos típicos da oralidade, como suspiros, pausas e pigarros, que as acompanham. Os depoimentos – reais – foram colhidos por Munir Pedrosa, que idealizou o projeto e esteve na cidade uma semana após o rompimento da barragem.

Mesmo que teatro documentário não seja uma dramaturgia recente, o verbatim tem origem no teatro britânico na última década. A força desse estilo está na possibilidade de apresentar fatos e acontecimentos reais e atuais de forma imediata.

Serviço
Hotel Mariana
Até 10 de julho.
Sábados e segundas às 20h  e Domingos às 18h
Estação Satyros
Praça Roosevelt, 134
Classificação: Livre
Sábados e domingos: R$ 30
Segundas: Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.