CURTA NOSSA FAN PAGE

28 de janeiro de 2017

Felicidade ou Morte - Karnal conversa com Clóvis - Blog e-Urbanidade

Livro Felicidade ou Morte
Sem dúvida, o historiador Leandro Karnal se tornou a nova Clarice Lispector das redes sociais. Ele está em todos os lugares, com citações, vídeos e conhecimento. Assim, escolhi na bancada da livraria Felicidade ou Morte em que trava um debate com o filósofo Clóvis de Barros Filho sobre, nada mais nada menos, a felicidade.

Com poucas páginas e letras bem grandes a leitura pode ser bem rápida, porém nada rasa. Os dois autores dividem a discussão em cinco temas: 1. O vazio da felicidade; 2. Ser feliz ou ser livre? 3. A infelicidade do outro; 4. Felicidade e Amor; 5. A felicidade aqui e agora.

Como sempre, Karnal e Clóvis tocam em temas e assuntos bem eruditos, tornando mais palatável com seus bons exemplos e metáforas. Por exemplo, ao comparar a felicidade de um humano e um salmão.

Não quero dar spoiler para quem for ler o livro, mas o que achei mais interesse em toda a discussão refere-se a "pensar" a felicidade, antes de mais nada, como um traço histórico e social. Assim, níveis e tipos de felicidade podem ser alterados em épocas e sociedades diferentes. Também gostei do repúdio ao buscarmos ser feliz na base cristã, ou seja, primeiro sofre-se para chegar ao paraíso.

Um tanto hedonista em algumas conclusões, Clóvis postula "Eu ainda prefiro a alegria de uma semana inteira de trabalho do que happy hour de sexta-feira depois das 18 horas, apenas para fazer uma pequena observação". Tenho falado muito sobre isso com os amigos na mesa do bar!

Recomendo a leitura mesmo sabendo que talvez não encontre a felicidade, mas dará de frente com opiniões fortes, claras e inteligentes. Talvez em alguns momentos os autores nos fazem pensar pelo inverso, ou seja, sobre o que não é felicidade. Particularmente gosto muito quando se pensa racionalmente sobre questões nada racionais. Felicidade ou Morte é uma leitura necessária.

Boa leitura!

Editora: PAPIRUS 7 MARES
Coleção: PAPIRUS DEBATES
Edição: 1
Assunto: Filosofia
Idioma: PORTUGUÊS 
Ano: 2016
Nº de Páginas: 96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.