CURTA NOSSA FAN PAGE

15 de maio de 2013

Somos tão Jovens - Blog e-Urbanidade

É complicado se propor a falar de um filme que acabamos nos envolvendo por questões pessoais, no meu caso, com Somos tão Jovens, tem a ver com a história de Renato Russo e de ter cantado muitas das canções do letrista na mesma época que acontece a narrativa na tela. Porém, vamos lá.

Somos Tão Jovens
Somos tão Jovem conta a história do cantor Renato Russo interpretado com muita propriedade e competência pelo ator Thiago Mendonça. O cantor foi ícone dos anos oitenta e noventa por causa das suas músicas cheias de poesia revolucionária e existencial. Quem viveu naquela época, com certeza já se perdeu nas longas estrofes de Eduardo e Mônica ou nas músicas de protesto de Renato.

O filme chega a marca de mais de um milhão de espectadores, merecidamente. O que mais impressiona na película são as boas interpretações, a qualidade do som, a encarnação de Thiago Mendonça e a bela escolha do recorte narrativo do roteirista e diretor a fase da juventude do cantor. Por isso, nem se menciona sobre a morte de Renato em 1996, por complicações da Aids.

O título é merecido, pois a direção e os roteiristas têm como missão nos levar a cabeça (manias, loucuras e visão de mundo) do jovem Renato Manfredini. E a ligação é quase imediata com quem assiste, pois todos fomos jovens um dia e com diferentes níveis de revolta, mas necessária a um adolescente.

E assim vão sendo descortinadas como as ideias da filosofia punk vão dando lugar às letras cheias de poesias e lindas baladas musicadas e escritas por Russo. Tudo isso tendo como pano de fundo a ditadura militar e Brasília. Então, para quem passou uma boa fase da sua juventude ou adolescência andando pelos blocos de prédios da Capital Federal, o encontro com o cantor e a cidade é, no mínimo, saborosa.

Não chega a ser um grande filme. E talvez esse seja o grande trunfo do diretor Antônio Carlos da Fontoura. Simples e tocante. E, por isso, imperdível!

Bom filme!

Minha Opinião
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.