Serena é um livro cheio de boas surpresas e reviravoltas,porém sem ser mirabolante. Os elementos para criar a narrativa poderiam levarao clichê de uma história bem comum, ou seja, os segredos de uma mulher doserviço secreto inglês e a realização de um amor quase impossível. Quem tem ovolume em mãos não deve ter como foco apenas a história, mas a formaindiscutivelmente talentosa que o autor “brinca” com as palavras e tece suanarrativa. Por alguns momentos o leitor fica embasbacado não com os acontecimentos,mas com a forma como McEwan disserta sobre o mundo e seus personagens.
Livro Serena |
O que é mais fascinante é que assisti algumas entrevistas deIan McEwan quando esteve no Brasil para a FLIP e ele sempre dizia do romancesobre a perspectiva de um homem que tenta esquecer um amor. A partir daí,investiga aquela mulher, escreve sobre ela e até mesmo a reduz em algunsmomentos e quando chega na última página ao invés de esquecê-la, está maisapaixonado por ela. Nessa perspectivaprocurei o tempo todo por este homem, que entendi apenas nas últimas páginas.
Apesar de toda originalidade e talento de Ian, não é umlivro fácil de se ler, ou melhor, daqueles que a gente entende enquanto a tevêestá ligada. É preciso certo “trabalho” diante dos parágrafos. Mas, não deixade ser uma ótima leitura e necessária para quem deseja ter contato com um dosmaiores romancistas da atualidade.
Título originalSWEET TOOTH
Tradução
Caetano Waldrigues Galindo
Capa
Kiko Farkas / Máquina Estúdio e Mateus Valadares / Máquina Estúdio
Páginas384
Formato14.00 x 21.00 cm
Peso0.46900 kg
AcabamentoBrochura
Lançamento
06/06/2012I
Selo
Companhia das Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.