CURTA NOSSA FAN PAGE

3 de julho de 2012

A saga de David Copperfield de Dickens - Blog e-Urbanidade


David Copperfield
de Charles Dickens
Muitas vezes é preciso ler os clássicos para compreender o motivo de serem chamados assim. Há alguns anos me propus a fazer frequentemente a leitura de narrativas exaltadas no decorrer da história. Foi assim, totalmente sem propósito que cheguei a David Copperfield do autor inglês Charles Dickens. Sei que pode parecer pura ignorância, mas nunca me interessei muito pela obra por me lembrar do mágico que leva o mesmo nome.

Foi aqui na prateleira da biblioteca do meu trabalho que decidi ler o livro, ainda resistente ao título, mas totalmente aberto a mergulhar no mundo de Dickens, considerado um dos melhores romancistas de todos os tempos. Segundo a própria orelha do volume, o autor foi muitas vezes criticado e diminuído por ter sido um escritor de folhetins. Trazendo para o contexto de hoje, Dickens era olhado pelos outros escritores meio tortamente por ser um autor de novelas, algo do tipo Sílvio de Abreu, Aguinaldo Silva...

Chega de blablabla. Dickens conta a história de David Copperfield, um garoto que tem tudo para ter uma daquelas vidas tranquilas, mas assim que nasci, perde o seu pai. A partir dai, sua mãe decide-se se casar novamente e começam ai os grandes problemas do personagem principal. E para tudo piorar, sua genitora morre anos depois e o rapaz passa a viver entre a mendicância e dos favores das pessoas próximas. Abre-se ao leitor a saga daquela criança que cresce, se casa e vive enormes aventuras e desventuras amorosas, familiares e profissionais. Realmente, uma verdadeira novela.

A história impressiona pela narrativa do autor, sempre detalhada e cheia de ganchos, não nos deixando outra hipótese a não ser querer saber o que acontecerá nas próximas páginas. Bastou ler as primeiras folhas e fui imediatamente capturado pela saga do personagem. Outro fator que impressiona muito é a forma irônica com que o autor escreve. Os fechamentos dos capítulos sempre feitos com pitadas humoradas, cínicas ou perplexas da realidade. Acho isso um dos elementos mais inteligentes de um bom escritor.

Dizem que David Copperfield é a história do próprio Dickens, por isso ela é tão detalhada, misturando as injustiças pessoais que passou com a do personagem. Isso é perceptível até mesmo na escolha da profissão do herói, a mesma desempenhada pelo escritor.

Eu recomendo muito o livro. Uma das melhores leituras que fiz nos últimos tempos. Um romance vivo, bem escrito, cheio de vitalidade, um retrato exemplar da humanidade e das injustiças sociais. Para quem gosta de escrever é uma leitura necessária pela forma com que o autor cria vilões, heróis, histórias de amor e sabe, no momento certo, vingar os seus personagens dessa influência.

Não tenho dúvida que será uma boa leitura!

Um comentário:

Deixe seu comentário.