CURTA NOSSA FAN PAGE

9 de outubro de 2011

Ensina-me a viver - a peça - Blog e-Urbanidade

Peça Ensina-me A Viver
Estrelado por Glória Merezes
Dias atrás falei aqui sobre o filme Ensina-me a Viver, um clássico do cinema dos anos oitenta (veja aqui). E agora fui conferir o espetáculo de teatro que após quatro anos, voltou aos palcos paulistas, fazendo a sua última temporada que se encerra na primeira semana de novembro.

O espetáculo é estrelado por Glória Menezes e Arlindo Lopes e marcou a reabertura do Teatro Sérgio Cardoso, após uma grande reforma. Talvez vocês já tenham até visto a peça que circulou pelo Brasil há alguns anos e o sucesso não poderia ser diferente, além de um elenco estrelar, a adaptação é do competente João Falcão, que assinou várias montagens bem sucedidas na televisão, no teatro e no cinema.

No palco é representada a história de um rapaz que adora fingir suicídios e é um assíduo frequentador de enterros. Lá pelas tantas encontra uma outra frequentadora de tais eventos, Maude (interpretado por Glória Menezes). Ela chega aos oitenta anos em breve e é o oposto de Harold (Arlindo Lopes), ama a vida. E uma improvável história de amor é nos apresentada de forma insólita e emocionante.

A adaptação mantém a sequência dos fatos do cinema, com algumas pequenas mudanças ao final. Também a montagem é visualmente muito bem construída, com cenografia perfeita, iluminação correta e sonoplastia eficiente. O roteiro, como já disse, é muito bem montado e muitíssimo engraçado. Na verdade, isso me surpreendeu, pois enquanto no cinema temos mais um drama, no palco temos uma divertida montagem, com bons momentos. É uma dramaturgia bem amarrada e nos dá a sensação de que cada fala está milimetricamente no lugar correto.

Falar sobre a interpretação de Arlindo e Glória é lugar comum quando vamos falar dessa montagem, mas não posso terminar qualquer opinião sobre a peça sem elogiá-los. Ela dá um show de vivacidade no palco, numa construção impecável. E o elenco secundário dá um show em vários momentos. Fique de olho, por exemplo, na cena da última pretendente à namorada de Harold. Divertidíssima!

Segundo foi nos informado, o espetáculo encerra sua temporada e apresentações agora no dia 06 de novembro, sendo assim, se você ainda não viu, corra! É, sem dúvida, um espetáculo!

Minha opinião: :D

Texto: Colin Higgins
Tradução: Millôr Fernandes
Direção e Adaptação: João Falcão
Elenco:Glória Menezes – Maude
Arlindo Lopes – Harold
Stella Maria Rodrigues – Helena Chasen
Fernanda de Freitas – Silvia Gazela, Nancy e Dora Alegria
Antonio Fragoso – Tio Vitor, Dr. Matias, Padre Finney,  Inspetor Marcos e Caçapa
Elenco de Apoio: Verônica Valentim, Guilherme Siman, Walisson de Souza e Ricco Viana
Cenografia: Sérgio Marimba
Figurino: Kika Lopes
Iluminação: Renato Machado
Trilha Sonora: Rodrigo Penna
Projeto Gráfico: Dulce Lobo
Assistente Direção e Direção de movimentos: Duda Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.