CURTA NOSSA FAN PAGE

19 de junho de 2010

Novela Por Amor - Blog e-Urbanidade


Novela Por Amor
Os dias não têm sido fáceis... Mas não quero falar deles!

Usando o dispositivo que a Tv Sky instalou em minha casa, comecei a me divertir com a gravação de alguns programas. Claro, que o primeiro deles é a novela Por Amor que está sendo reprisada pelo Canal Viva. E hoje assisti a um filme que não sei muito se já o vi, pois em alguns momentos tinha quase certeza que sim. Trata-se de 28 dias! Enfim, hoje estou cheirando a naftalina.

Por Amor foi uma novela que me marcou muito. Pra quem tinha acompanhado a volta de Manoel Carlos a Rede Globo, deve-se lembrar que foram duas novelas que o levaram direto para o horário das 20h. Primeiro, nesta fase, foi Felicidade e, depois, História de Amor. Lembro que o autor era muito conhecido e foi diretor, por exemplo, do Fantástico durante muito tempo. Mas saiu da casa. Felicidade marcou sua volta.

Pra dizer a verdade acompanhei as duas histórias e sempre gostei muito da forma peculiar de escrever o teledramaturgo. Identifiquei-me rapidamente ao jeito de construir os seus personagens e cuidar da vida quase pacata dos seus personagens.

A novela das oito chegou com força total. E era bom ver um grande elenco numa história que marcou as novelas da época. Não posso dizer que ao assistir hoje algumas coisas chegam a ser divertidas. Primeiro, sempre acho que a edições das novelas reprisadas são muito esquisitas. Mas, o que mais mudou foram mesmo os cenários.

Não falo apenas da decoração que essa não temos dúvida nenhuma. A casa da Helena, vivida por Regina Duarte, parece coisa de outro mundo. Mas, a profundidade, isso mudou! Os cenários são poucos profundos e muito pequenos. Os planos são menores, sem muita movimentação, próprio do tipo de tevê que se comercializava nesta época que mudaram drasticamente nos dias de hoje, graças os aparelhos de LCD e a HD.

Mesmo assim, porém, a história de Manoel Carlos está lá. Branca Letícia continua incrível. Regina Duarte no tamanho do seu personagem (digo sempre que é isso que engrandece atrizes com ela e Glória Pires), nem mais nem menos. E sua filha, Gabriela, continua chata e ruim.

28 Dias
As amarrações da novela são bem construídas e percebe-se porque Viver a Vida foi um fiasco. O autor não estava nos seus melhores dias na hora de criar o novelo de histórias, porém o seu bom texto estava lá. (Aliás, tenho adorado Passione, mas estou cansado das tomadas feitas por trás de objetos. Legal quando se vê uma vez, mas cansou, né?)

Agora 28 dias foi um achado. Depois de um dia trabalho e uma semana cansativa (que já disse não querer falar), foi bom ver uma história simples, com cara de comédia romântica, com qualidade para lá de especiais. Sabe do que lembrei? De Férias!, da sempre (ou melhor, quase sempre) boa autora Marian Keys.

Devo dizer que cheguei ao filme graças a amiga blogueira Juliana Steffens, que cuida do Lost in Chick Lit. Falávamos da autora Marian e Juliana me recomendou o filme. Enquanto zapeava no menu da Sky, lá estava ele. Pronto, pus para gravar e assisti depois de várias horas de aula num sábado.

Adorei. E vale a pena fazer isso. Tenho gravado algumas coisas e tenho prometido assistir. Vou falando por aqui. Então, por favor, não me abandonem!

Bom fim de semana e bom jogo para nós amanhã, se isso for possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.