CURTA NOSSA FAN PAGE

24 de outubro de 2008

Cursos de cinema em Curitiba e Rio de Janeiro - Blog e-Urbanidade

Está cheio de cursos de cinema pelo país. Seguem alguns cursos:

O ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO - Cidade: Curitiba

Para estudantes, escritores e cineastas que desejam aprender as técnicas de
escritura do roteiro de cinema, observando os cânones da literatura, alinguagem do cinema e as transposições literárias para o suportecinematográfico. O curso é uma realização da CAMMINATTA e tem como professor-instrutorFrancis Augustus Flexor, filósofo, escritor, roteirista e videomaker paranaense.

Nível: introdutório – prático
Ênfase: estrutura literária do roteiro cinematográfico de curta-metragem
Pré-requisito: ensino médio (mínimo primeiro ano)
Faixa etária: mínima: 16 anos
Carga horária: 24 horas
Turma única: segundas e quintas – das 19h às 22hs
Cronograma: 3 e 6; 10 e 13; 17 e 20; 24 e 27 de novembro.
Início: 03 de novembro – 19hs, à rua Kellers, 555 - São Francisco
Fone:3 026 8113, e o investimento é de R$ 240,00.
FILME PROMOCIONAL:http://www.youtube.com/watch?v=NSzTlIPbhok

CINEMA E A PRODUÇÃO - Cidade: Rio de Janeiro
Duração: 3 dias por semana, das 19:00 às 21:30 –
5 SEMANAS DE AULAS (Iniciem 27 de novembro)
Local: Rua Senador Vergueiro , 26 , sala 301, Rio de Janeiro -RJ

Os alunos receberão, gratuitamente, um exemplar do livro O CINEMA E APRODUÇÃO, para poder seguir as matérias. Por acordo com a 24P CINEMADIGITAL, apoiadora do curso, e uma das maiores e melhores produtoras devídeo e cinema do Rio de Janeiro, um ou dois dos alunos que mais sedestacarem no curso, poderão estagiar por 3 meses na produtora.

CUSTO: 500,00 ( 250,00 reais no primeiro dia de aula e 250,00 reais emcheque para o último dia de aula)
Ementa do curso: A PRODUÇÃO, A DIREÇÃO, A FOTOGRAFIA, A ARTE, O SOM, E AEDIÇÃO, pela ótica da produçãoO
PROFESSOR:Chris Rodrigues lecionou RTVC na FACHA por 4 anos, e Organização deProdução na ESTÁCIO DE SÁ por 5 anos. Leciona cursos de produção há mais de 20 anos (entre eles, STIC, Casa daGávea, Academia Internacional de Cinema e Templo Glauber,) e há vários anos dá OFICINAS DE PRODUÇÃO em Festivais de cinema (Recife, Vitória, Curitiba,Londrina, Atibaia, Gramado, e outras cidades) - Diretor de Produção de Macunaíma, Como Era Gostoso o Meu Frances, A Faca eo RIO, Amante muito louca e muitos outros.Produtor Executivo de diversos filmes internacionais: The World Goes On,Il Barbieri Di Rio, Eu, Tu, ele, nós e os outros, LUCKY ALI in Rio,Tammy, The Sandpit Generals (Capitães de Areia) e outrosDiretor de Filmes comerciais, documentários, do Longa Metragem BASTIDORES eatualmente em captação de recurso dos longas: Bar Don Juan, Vivendo noAbandono e Barretos, a saga de um campeão.
GARANTA JÁ SUA VAGA RESERVANDO POR EMAIL SUA INSCRIÇÃO

Nova Escrita da Cena - Cidade: Rio de Janeiro

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, em parceria com a VIII Mostra de Teatro da UFRJ, abre as inscrições para as Oficinas de Roteiro de Cinema e Dramaturgia, a serem oferecidas entre os dias 03 e 07 de novembro (segunda a sexta), dentro do evento Nova Escrita da Cena.

Observações importantes:
1) A oficina de Roteiro de Cinema será ministrada pelo diretor e roteirista Paulo Pons, pela manhã, no horário de 9h às 13h, sempre no Salão Dourado;
2) A Oficina de Dramaturgia será ministrada pela dramaturga Daniela Pereira de Carvalho, à tarde, no horário de 14h às 18h, no Salão Dourado, com a exceção do primeiro dia de oficina – dia 03/11 (segunda) – que será realizado no Salão Moniz de Aragão;
3) Cada oficina terá um total de 20 participantes, escolhidos através de análise dos dados fornecidos na ficha de inscrição que segue abaixo;
4) Apesar de não serem um pré-requisito, experiências anteriores com escrita de roteiro de cinema e dramaturgia serão levadas em conta no momento de seleção dos participantes;
5) O encerramento das inscrições foi adiado para as 00h do dia 27 de outubro (segunda). 6) Os selecionados serão avisados por e-mail a partir de 27 de outubro (segunda), devendo confirmar presença até o dia 01 de novembro (sábado). Em caso contrário, as vagas serão destinadas à fila de espera que será formada.
7) Serão concedidos certificados aos participantes que tiverem 75% de presença nas mesas-redondas a serem realizadas na semana do dia 10 de novembro a 13 de novembro.

Daniela Pereira de Carvalho é graduada em Teoria de Teatro pela Unirio. Foi indicada ao prêmio Shell 2007 de melhor autor pela peça Por uma vida um pouco menos ordinária, em 2006, por Não existem níveis seguros para o consumo dessas substâncias, e em 2005, por Tudo é permitido.
Paulo Pons é diretor, roteirista e um dos sócios da produtora Pax Filmes. Foi indicado ao prêmio de melhor diretor do Festival de Gramado de 2008 por Vingança, selecionado para a Mostra Competitiva da Première Brasil do Festival do Rio de 2008.

Um comentário:

  1. Olá Celso Farias,
    Sou Mãalomai estou em busca de curso de cinema, sou de Porto Velho - Ro, Moro em Curitiba.Sou índio e sou estudante de cienma.
    O meu Objetivo de estudar Cinema e trabalha em prou de todos os povos indígenas do brasil fazendo documentários e longas metrajens sobre a cultura dos povos indígenas do brasil.
    Se estiver administrando curso em Curitiba-Pr, me made uma email que estou á disposição, o meu email: maalomai@hotmail.com
    Atenciosamente Mãalomai Karitiana Aikanã

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.