CURTA NOSSA FAN PAGE

18 de novembro de 2016

Inhotim - um mundo fascinante - Blog e-Urbanidade

Foto na sala Desvio Para os Vermelho
Há muito tempo me cobrava uma visita a Inhotim, após tanto ler e ouvir alguns amigos da sua ida até o local. Na verdade, o espaço é um banho (literalmente, para mim, pois fui num dia beeeeem chuvoso) de arte moderna e contemporânea nas suas mais diversas possibilidades. Uma viagem inesquecível!

Primeiro, eu recomendo dar uma olhada em algumas obras e exposições ali expostas. Eu mesmo entrei em alguns blogs e vi vídeos do You Tube e saí em busca de algumas coisas que não gostaria de perder. Quando cheguei à recepção, fui marcar os "meus favoritos" e os atendentes foram muito simpáticos me sugerindo algumas coisas. Bem legal isso!

Primeira dica que dou, para quem vai passar um dia em Inhotim, alugue o carrinho e vá fazendo os percursos com ele. Com o carrinho consegui fazer todas as galerias que queria no mesmo dia.

Os belos jardins e a arquitetura dos prédios já impactam à medida que se vai andando. Prédios com grandes vãos, pilotis variados, mistura de materiais e formas fazendo verdadeiras "brincadeiras" com a física. Tudo isso conversando diretamente com a exuberante flora exposta.

Não dá para dizer o que mais gostei, pois tudo vale a pena. E arte contemporânea é isso, ver o que te toca. Mas, vou aqui opinar em não deixar de ver ao emocionante Som da Terra de Doug Aitken. Na Galeria Praça gostei muito do Forty part motet: 40 auto-falantes reproduzem isoladamente a voz de um integrante do coral da Catedral de Salisbury, cantando uma obra polifônica complexa. É de arrepiar.

Na Galeria da Praça também gostei muito a instalação que se pendura uma moeda de dez centavos por uma estrutura muito interessante. Obviamente, são necessárias as visitas ao Desvio Para o Vermelho do Cildo Meireles e a galeria que recebe as obras de Adriana Varejão. Guarde um momento para ir na galeria ao extremo, Psicoativa de Tunga. É impressionante tanto a arquitetura como as obras do artista.

Não dá para dizer faz isso ou aquilo, pois tudo é imperdível. Trata-se de uma mudança de paradigma e na forma de ver a arte. Isso para mim foi marcante, sai de lá na certeza que Minas Gerais recebe um dos principais espaços artísticos do mundo.

Inhotim fica a uma hora de viagem de BH e,inicialmente, achei distante. Após a visita, percebi que se faz necessário também este distanciamento. À medida que vamos caminhando pelas estradas, vamos nos preparando para imersão neste universo.

Boa visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.