CURTA NOSSA FAN PAGE

22 de abril de 2015

Cake é um filme para encontrar uma razão para viver - Blog e-Urbanidade

Cake - filme com Jennifer Aniston
Cake – Uma razão para Viver com Jennifer Aniston é um filme instigante. Sabendo que a protagonista poderia ter sido, pelo menos, nomeada para o prêmio de Melhor Atriz ao Oscar 2015 (mais uma das injustiças da Academia!), eu estava bem curioso para assisti-lo.

O filme surpreende pela história, claro!, e pela interpretação inesperada de Jennifer Aniston. Ela vive uma mulher atormentada pelo luto de um filho pequeno perdido em um acidente que a leva a ter grandes dores. Para tentar sair deste lugar, começa a frequentar um grupo de ajuda e lá conhece Nina que se suicida dias depois, deixando Claire (Aniston) imediatamente fascinada pela coragem daquela mulher. E passa a seguir os passos do marido e filho, deixados por Nina.

Assim, o filme nos apresenta três histórias de dor: Claire, Roy (ex-marido de Nina) e da latina Silvana, empregada da protagonista. E diante da complexidade da história principal, é simplesmente surpreendente como os roteiristas conseguem, finalmente, salvar (ou mesmo, redimir) Claire, na última cena. Claro, que esse processo é construído com várias e ótimas cenas, iniciando com a entrada dela no quarto do filho, incluindo a cena do bolo, que dá o título ao filme.

Primeiro, Cake traz uma visão clara e pouco retratada dentro das artes na questão do suicídio. Muitos artistas, por meio de teatro, cinema e por aí vão, apresentam o suicídio de forma romântica e, muitas vezes, como um ato de coragem. Aqui é retratado o turbilhão de infelicidade em torno da família e dos que ficam após a morte de quem decide acabar com sua própria vida. Para dizer a verdade, esse é o primeiro trabalho artístico, que vejo, a propor essa visão.

Por outro lado, é preciso olhar com cuidado o tema da depressão. Ela assola o mundo moderno, mesmo a quem não tenha uma história tão trágica como Claire. Mas, nem sempre estamos realmente preparados para encará-la de frente, algo muito bem representado pelo grupo de ajuda, tendo como sua mediadora a personagem interpretada por Felicity Huffman. É preciso ter paciência, porém nem sempre é fácil e é necessário, em alguns momentos, agir com vigor, como visto na cena em que Silvana vê Claire estirada sobre os trilhos do trem.

Como falei há pouco tempo aqui, após assistir Livre, Cake também nos aponta que o inferno está mesmo dentro da gente. Somos nós que temos que ser capazes de seguir em frente e tentar nos salvar de nós mesmos, diante das catástrofes ou das pequenas infelicidades da vida.

A morte de um filho, sofrer dores infernais, perder um ente querido por meio de um suicídio, encontrar uma realidade bem diferente da sonhada em um outro país, etc e tal podem nos levar a um inferno pessoal. E tudo isso não se resolve de um dia para outro. São pequenas atitudes nem sempre fáceis que constroem uma nova perspectiva. É preciso ter a calma do dia a dia, talvez, em fazer um bolo, ou quem sabe, de apenas se endireitar numa poltrona do carro.

Assistam Cake - Uma Razão para Viver!

Minha opinião
:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.