CURTA NOSSA FAN PAGE

19 de agosto de 2013

Flores Raras - Blog e-Urbanidade

Flores Raras 
Fui ver Flores Raras, filme de Bruno Barreto que conta a história da escritora Elizabeth Bishop e a empresária e paisagista Lota de Macedo Soares. Estrelado por Glória Pires, estava curioso para confirmar, principalmente porque já havia assistido, aqui em São Paulo, a peça Um Porto para Elizabeth Bishop com Regina Braga. Peça e filme tiveram a mesma fonte de inspiração: o livro Flores Raras e Banalíssimas de Carmen L. Oliveira.

Não chega a ser uma história de amor e nem um filme engajado como Milk. Na verdade, a narrativa, fotografia e luz me fizeram lembrar-se de As Horas. As interpretações de Glória e australiana Miranda Otto são realmente primorosas e impecáveis.

Apesar de focado na história entre Lota e Elizabeth, o filme não chega a ser romântico, como opinou Glória em uma entrevista no lançamento do longa. Mas, os fatos e acontecimentos - que não são poucos das duas personagens - são contados a partir da relação das duas. Por isso, antes de qualquer coisa, humaniza a visão do assistidor da ganhadora do prêmio Pulitzer de poesia em 1956 e, também, da grande responsável pelo Parque do Flamengo no Rio de Janeiro.

Flores Raras tem grandes qualidades. A produção é realmente esmerada e o roteiro bem construído. Apenas um pouco arrastado da metade para o fim, sem destacar um clímax. Aposto mesmo em quase um anticlímax ao final, muito bem amarrado com o poema Uma Arte. Destaque para a sonoplastia e a reconstrução na tela do Rio de Janeiro dos anos 50 e 60.

Dizem por aí que Bruno aposta nas duas atrizes para concorrer ao Oscar em 2014, tendo em vista que o tema é muito pertinente e atual, e já foi confirmada a apresentação de Ellen Degeneres para a próxima edição da festa. Claro, torço por Glória Pires que é uma atriz fantástica e está muito bem, mas ao ver uma entrevista de Miranda na televisão, fiquei impressionado em como ela é diferente na vida real. Merecem e torço, desde ontem, pelas duas.

Enquanto isso, recomendo o filme.

Minha opinião
: )

Um comentário:

  1. Fomos assistir ontem e adorei o filme! Quantos sentimentos! E a fotografia belíssima! bj bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.