CURTA NOSSA FAN PAGE

3 de abril de 2011

Mambo Italiano - peripécias das nossas famílias - Blog e-Urbanidade

Da esquerda para a direita, em pé: Carla Fiorini,
Jarbas Homem de Melo, Luciano Andrey e Lara Córdula.
Sentados: Tânia Petrin, Antonio Petrin e Cláudia Melo
Assisti há dias a peça Mambo Italiano no Teatro Nair Belo no Shopping Frei Caneca. Uma feliz coincidência, aconteceu meio inesperadamente. Sem ver ou ler qualquer critica, fui ao teatro convidado por um amigo.

Com um elenco experiente, encontrei uma montagem muito interessante, criada a partir de um texto simples, nem por isso não tocante, mas com um grupo de atores que carregam e fazem o diferencial do espetáculo

No palco é apresentada uma história de amor entre dois rapazes vindo de uma família italiana. E o que parece ser apenas o retrato de duas famílias localizadas na Móoca, encontramos a universalidade das relaçoes familiares.

Trata-se de uma tradução de um texto italiano, devidamente adaptado ao Brasil, com várias citações ao cotidiano paulista. E ali, que encontramos a família de sempre, que em alguns momentos oprime os desejos individuais em favor das expectativas familiares. E olha que em determinado momento, me identifiquei e chorei. Lembrei da época que nos reuníamos em torno da grande mesa dos meus avós e vários tios, primos etc etc que apareciam. Éramos felizes! Falávamos alto, criticávamos a tudo e, sem dúvida, nos metíamos na vida de cada um. Ate que alguma discussão saísse e fossemos embora, aguardando pelas desculpas que aconteceriam durante a semana, retornando tudo ao normal, no próximo domingo.

Vale a pena levantar três pontos de destaque na montagem. Primeiro, o texto simples, mas a sua universalidade. É mágico o dramaturgo que consegue mostrar um indivíduo particular, mas cheio deles por aí.

Segundo, é a direção de Clarisse Abjumra que faz um jogo de cena muito interessante, com atores sempre no palco, mostrando a integração entre personagens e com um toque de metalinguagem. Tudo isso apresentado por um cenário prático e consiso, iluminação certeira e sonoplastia bem pensada.

Deixei para o fim, não porque seja menos importante, muito pelo contrário, o elenco é o grande diferencial, apesar de acreditar que alguns atores são irregulares. Antonio Petrin, Cláudia Melo e Tânia Bondezan estão no tom correto, de uma típica família italiana. Os dois primeiros, pais de um dos rapazes, nos conseguem segurar e faz um trabalho espetacular. Merece todos os aplausos.

Gosto da forma econômica com que Lara Córdula, a filha do casal acima, apresenta seu personagem. É quase sempre certeira, mas penso, nem sei se foi apenas no dia que assisti, uma certa displicência. Parece que ela está esperando acabar o espetáculo, pegar sua bolsa e comer uma pizza. O que poderia ser o ponto forte da sua construção, parece se perder por alguns momentos.

Carla Fiorini faz o personagem de sempre, aquele que ela sempre faz na tevê, nos comerciais ou teatro. Por isso, sem muitas novidades. Luciano Andrey está correto e na medida, mas é um pouco sofrível ver Jarbas Homem de Melo em cena. O corpo malhado salva, por isso, muitas cenas sem camisas... Mas não chega a convencer. Mesmo sendo um sujeito atormentado e com medo de sair do armário, penso que deveria se dedicar melhor a algumas cenas, tais como, a do inicio e quando vem devolver as chaves. Não há ali nenhum sinal de intimidade e amor entre os personagens.


Não deixem de ver. Deve se visto por quem esta saindo do armário, quem tem algum membro da família saindo ou pra quem, simplesmente, deseja encontrar sua família naqueles representados no palco, pra quem viveu e cresceu dentro dea célula mater que nos é nossa base, mas em muitos momentos nos oprime.

Boa semana!

Mambo Italiano
Direção de Clarisse Abujamra. Com: Cláudia Mello, Antonio Petrin, Tânia Bondezan, Luciano Andrey, Carla Fioroni, Jarbas Homem de Mello e Lara Córdula
Sexta, às 21h30. Sábado, às 21h. Domingo, às 19h
Ingressos: Sexta e Domingo R$ 60 / Sábado R$ 70
Teatro Nair Bello - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, 3° andar
Informações: (11) 3472-2414

Um comentário:

  1. MAneiro, e ai?! agenciou com eles uma temporada aqui em Brasília?! Saudades de tu.

    Abração

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.