CURTA NOSSA FAN PAGE

8 de janeiro de 2011

Minha Urbe: Brasília - Blog e-Urbanidade

Brasília é um lugar muito legal para passear, principalmente para quem gosta de arquitetura e para quem estiver a fim de fazer o turismo cívico. Mesmo assim, quatro a cinco dias pela capital, em minha opinião, é mais que suficiente. Ah, não esqueça que a gastronomia também é seu ponto alto. Temos restaurante para todos os bolsos e pratos.

Para hospedar-se use sempre o Setor Hoteleiro Sul ou Norte. Os hotéis ficam em um setor exclusivo, porém hoje existem opções como Taguatinga e outras regiões. Sugiro que tope mudar do chamado Plano Piloto (onde fica o Setor Hoteleiro) se estiver de carro ou perto de alguém conhecido. Do contrário, o transporte é ruim e táxi caro, a economia não vai valer a pena. Tem hotéis com preço em conta, sugiro, por exemplo, o Diplomata e outros nessa categoria.

Duas opções de hospedagens baratas: as pousadas na W3 Sul são bem localizadas e tem preços variáveis e o Albergue da Juventude. Já tive amigos que ficaram nas pousadas, eu não gostei da cara do lugar, mas tem gente que adora e acha ótimo. Na internet tem boas opções e com fotos. O Albergue fica afastado, o contrário das pousadas, mas parece legal para quem quer andar de ônibus ou topa uma boa caminhada.

Quando chegar ao aeroporto, como todas as cidades brasileiras, não temos metrô ligando o Plano Piloto ao Aeroporto. Tem um ônibus que nunca peguei e dizem que é bom, mas demora. Por isso, guarde uma grana para o táxi que não vai ficar barato, mas nada assustador. Acho que no máximo você deixará 40 dólares no trajeto. Nossos táxis são novos e confortáveis.

Cuidado com os olhos! Nem tudo que você vê perto é realmente próximo. Os olhos nos enganam aqui. Muitas vezes você olha do outro lado da avenida e pensa, vou lá. A caminhada pode assustar. Por isso, a Esplanada é grande e distante e o sol daqui pega fogo. Bloqueador, óculos escuros, água e muita disposição são fundamentais para quem quer começar o trajeto.

Na área da Esplanada não costuma ter assaltantes, por isso, pode trazer sua máquina. Aliás Brasília só é mesmo perigoso no Setor Comercial Sul e Norte à noite. Mas isso é Brasil, nunca dê moleza, certo?

Eu organizaria sua estada aqui assim:

1 dia para passeio cívico: Esplanada, Palácios e Catedral. Domingo o Palácio do Planalto autoriza visitas. O Congresso também tem dias abertos. Vá num bom restaurante à noite, com ótimas opções na Asa Sul e Norte.

1 dia para andar de ônibus: veja os horários do veículo aberto que é oferecido pela Secretaria de Turismo. Parece que sai do Teatro Nacional. De quebra você visita a Ponte JK, Palácio Jaburu e Alvorada. Conhece o Lago Paranoá e por ai vai. Terminava tomando um chope no Beirute (109 Sul) ou Libanus!

1 dia mais para os monumentos – conheça o Memorial JK, suba na Torre de tevê, vá no templo da LBV (vá de ônibus, metrô ou táxi) e veja alguma exposição no CCBB (transporte gratuito que sai da Rodoviária do Plano Piloto). Aproveite um bom restaurante à noite.

Bem, aproveite um último dia para compras, temos shoppings bacanas. Para os mais refinados, Iguatemi no Lago Norte. Para quem quer os mais próximos e encontra tudo: Brasília Shopping, Pátio Brasil e Conjunto Nacional. O Park Shopping fica distante e tem metrô pra lá. É enorme! Para quem quer decoração, Casa Park que fica perto do Park Shopping e Shopping ID que fica no início da Asa Norte, ao lado do Brasília Shopping.

Bom, se sobrou tempo conheça Taguatinga, uma das nossas regiões administrativas mais bem sucedida. E também tem a Feira do Guará e da Ceilândia para que gosta de um tour mais antropológico. Todos têm metrô.

Ah, uma última coisa, nosso metrô é pequeno e liga a Rodoviária do Plano Piloto, Asa Sul, Guará, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia. Quem estiver hospedado nessas áreas é um prato cheio! É demorado e tem horários malucos, por isso se informe no site para não passar susto.

Bom passeio e darei mais dicas em breve!

(Se este blog foi útil na sua viagem, deixe seu comentário, elogio, crítica, sugestões...)

Um comentário:

  1. Celso,

    "Nossos táxis são novos e confortáveis." foi a melhor parte.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.