CURTA NOSSA FAN PAGE

4 de agosto de 2014

Elis, A Musical - Blog e-Urbanidade

Laila Garin aqui interpreta
uma das últimas cenas do espetáculo,
cantando Aos Nosso Filhos.
De arrepiar!
Fui assistir o último dia desta temporada, peguei um dos últimos lugares,  o espetáculo Elis, A Musical no Teatro Alfa aqui em São Paulo. Aclamado pela crítica, principalmente pela impressionante atuação da atriz Laila Garin, a montagem tem direção de Denis Carvalho e roteiro de Nelson Motta e Patrícia Andrade (ela assinou filmes como Dois Filhos de Francisco, Gonzaga - de Pai para Filho e o seriado O Canto da Sereia).

O que encanta no espetáculo é a apresentação da trajetória da cantora e dos seus grandes sucessos, tudo muito bem defendido por Laila. Em minha opinião, o espetáculo mais se propõe a mostrar vários recortes da vida da atriz do que uma biografia, propriamente dita. Ao comparar, dramaturgicamente, com outros musicais nesta linha que assisti - tais como Isaurinha - Samba, Jazz &Bossa Nova (com Rosamaria Murtinho), Cauby! Cauby! (Diogo Vilela),  Somos Irmãs (Nicete Bruno e Sueli Franco), Evita (Paula Capovilla) - a montagem de Elis segue outro viés: apresentar os grandes sucessos que imortalizaram uma das maiores cantoras que este país já teve. 

Alguns reclamaram da fuga do assunto "drogas" na biografia da cantora, mas considero isso o mais justo no espetáculo, ou seja, ninguém é ou deixa de ser algo por usar isso ou aquilo. Por isso, Elis,A Musical mostra uma cantora incrível, com seus problemas do cotidiano, seus amores e sua busca pela excelência em sua arte.

Os atores Cláudio Lins e Tuca Andrada têm participação menor no espetáculo, com poucas apresentações solo. Aliás, achei Tuca bem burocrático na apresentação que assisti, já Cláudio protagoniza uma cena bem emocionante quase ao final.

O espetáculo volta a São Paulo a partir de setembro e tem nova temporada no Rio de Janeiro a partir de agosto. Quem não viu, veja! Até porque eu gostaria de ver novamente!

Saiba mais do espetáculo, clicando em Elis, A Musical

1 de agosto de 2014

23ª BIENAL de São Paulo vem aí - Blog e-Urbanidade

Vem ai, a 23ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O grande evento acontecerá, como sempre, no pavilhão de Exposições do Anhembi entre os dias 22 e 31 de agosto.

A programação é sempre abrangente envolvendo os espaços das grandes editoras, lançamentos de livros, encontros com autores e muitas atividades como palestras, entrevistas, negócios, cultura e gastronomia. Ah, e muita fila. Por isso, se vale uma dica, não deixe para ir nos últimos dias.

Já em duas edições participei do espaço Cozinhando com as Palavras, conheci grandes autores e participei de bons links entre literatura e gastronomia. Também são interessantes os encontros com os autores nas mais variadas salas, lembro-me de uma mesa redonda sobre Clarice com autores e atrizes que fizeram a escritora no teatro e televisão.

Sinceramente, na edição anterior, tive mais dificuldade de conseguir assistir as palestras, havia filas enormes de espera para a entrega de senhas que acontece uma hora antes de iniciar a atividade. Também são muito barulhentos alguns eventos promovidos pelas editoras e os preços nem sempre atrativos. Porém, gosto desta ideia de "criar" leitores, aproximar leitores e autores. Por isso, recomendo ver a programação, tente assistir algumas palestras, foque em algumas atividades, pois do contrário não aproveitará satisfatoriamente o evento.

Na programação deste ano, um dos temas recorrentes será as biografias não autorizadas. Sem dúvida, muitos encontros discutirão sobre isso. Então, separe uma meia hora do seu dia, entre no site e escolha algumas coisas para conferir.

Nos encontramos lá!

23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
De 22 a 31 de Agosto de 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021
São Paulo - SP