CURTA NOSSA FAN PAGE

16 de dezembro de 2013

Carlota - o restaurante de Carla Pernambuco - Blog e-Urbanidade

Fotos do site Carlota
Sou fã de programa de culinária, não nego! Por isso, acabei sendo capturado pelo programa Brasil no Pato da chef de cozinha Carla Pernambuco no canal Bem Simples. Além disso, arrisquei algumas receitas em casa, inclusive minha torta de chocolate do último aniversário foi ensinada em dos programas de Natal de 2012.

Muito bem, a simpática Carla é dona de um dos restaurantes mais promissores da cidade de São Paulo, o Carlota que eu, desde que moro aqui, tento ir. Lá fui eu, comemorar uma data importante e tive uma experiência bem agradável.

O restaurante é estiloso, todo em tijolo à vista, com toque provençal. O lugar, inicialmente, parece apostar num estilo de decoração mais despretensioso, mas bobagem, tudo é muito charmoso, ressaltado pelo clima agradável dos garçons, para destacar quem é mesmo importante: a comida.

Apostei numa entrada interessante, o churros de queijo parmesão. Gostei, mas quando sentei à mesa e vi o couvert passando, não resisti. Com peta, pão caseiro quentinho e pão de queijo (um goiano não resiste!) com um delicioso founde de vários queijos para ir molhando... Delicioso e, o melhor, é cobrado por pessoa. Coma a vontade!

Camarão crocante com risoto de presunto de parma
Os pratos são bem servidos e com preços justos. Pedi o filé mignon com gâteaux de batatas e belisquei o camarão crocante com risoto de presunto de parma. Adorei. Só teve um sério problema, não consegui chegar à sobremesa que era elogiada em 99,99% das dicas do Foursquare: suflê de goiabada. Pena! Motivo mais que suficiente para voltar mais uma, duas ou várias vezes!

Recomendo. É um bom lugar para curtir boa comida, com ambiente charmoso e tudo assinado por nada menos do que Carla Pernambuco. 

Serviço: 
Rua Sergipe, 753 - Higienópolis
(11) 3663.0911 (11) 3661.9465

14 de dezembro de 2013

A Menina dos Meus Olhos - Blog e-Urbanidade

Em minhas tentativas literárias e teledramatúrgicas, afinal todo que escreve sonha um dia estar no primeiro lugar da lista dos best-sellers ou roteriziar a novela das 9h, tinha um personagem que sempre aparecia nas minhas páginas, um casal com síndrome de Down. Não entendo porque estou dizendo isso, mas para mostrar que eu, de alguma forma, estou dentro daquele conceito de "pensamento coletivo" sobre o tema!

O que importa é o espetáculo que acaba de estreiar em Nova Iorque com texto e atriz brasileira com síndrome de Down é uma das novidades por lá. Trata-se, segundo Folha de S. Paulo, a primeira peça produzida profissionalmente com essas características.

A montagem é em português com legendas em inglês projetadas num telão. Tem enredo de conta de fadas e como pano de fundo o preconceito. As apresentações acontecem no teatro Círculo na 64 East 4th Street.

Tal montagem tem valores e grandes significados, obviamente, além da questão teatral em si, mas da importância e o papel das artes em incluir e de nos fazer pensar - e sentir - por outros pontos de vista. Sempre fui fascinado pelas pessoas com síndrome de down, após conhecer a filha de uma grande amiga. Com ela aprendi a importância - e o verdadeiro significado - do que seja incluir.

Para saber mais desta montagem, clique aqui e veja a matéria da Folha de S. Paulo sobre Menina dos Meus Olhos. Quem sabe você pode ver por lá ou teremos a sorte de assistir aqui no Brasil.

11 de dezembro de 2013

Estadão Lanche - tradição e comida de ogro no Centro de SP - Blog e-Urbanidade

Pernil com abacaxi do Estadão Lanche
Está com fome e ela bate em hora inesperada ou saiu da balada faminto? Não tenha dúvida, vá até o Estadão Lanches ali no centro da cidade, no Viaduto da Nove de Julho e peça uma das versões do sanduíche de pernil, carro-chefe do lugar, servido com todos os tipos de acompanhamento. Eu peço sempre com queijo e abacaxi fresco. Bomba, mas deliciosa!

O lugar funciona 24 horas -  o que é perfeito! - e tem clima de boteco mesmo. Come-se em pé e, para os mais cansados, dá para encostar no balcão. Sempre tem movimento e possui outras opções para quem não quiser o lanche de pernil. Me falaram, não tenho certeza, a coxa creme de lá é deliciosa!

Agora, posso falar com propriedade dos pratos feitos (pf´s) que são servidos a qualquer hora no Estadão Lanche. Tudo muito simples, mas com algumas boas opções, como feijoada e filé a parmegiana. Também não vá esperando luxo, existe uma fila  (De verdade! Não é sentado num banco confortável, trata-se de uma pessoa atrás da outra, mesmo!) para esperar um lugarzinho para sentar em algum dos balcões. Por favor, não esqueça de pedir o pudim, feito em lata de leite condensado, para fechar a refeição.

Bom apetite e aproveite um dos lugares mais tradicionais e simples de Sampa.

Serviço:
Avenida Nove de Julho, 193
(11) 3257-7121

9 de dezembro de 2013

Série Scandal - Blog e-Urbanidade

Série Scandal com Olivia Pope
É verdade que os seriados americanos estão cada vez melhores e é fascinante a forma como roteiristas e diretores sabem criar boas histórias, com ganchos incríveis e que nos prendem enquanto existir história. Essa introdução é pra falar de Scandal que conta a rotina de uma advogada, Olivia Pope, e seu escritório que tem a meta de esconder os escândalos que passam pela Casa Branca.

Uma simpática e novelesca história de amor acontece entre a estrela e o Presidente dos EUA para alinhavar os acontecimentos e capítulos. Talvez seja um dos seriados que mais sabe mostrar uma protagonista forte, mas cheia de elementos que a humanizam. Tais como vingança, amor e o de acreditar nos clientes intuitivamente.

Terminei a primeira e curta temporada e embarquei na segunda. Felizmente, comprei as duas juntas, pois o último episódio da primeira temporada nos deixa com tantas dúvidas que é desumano. A terceira está na tevê e acaba de ser reduzida não por falta de audiência, mas por causa da gravidez da protagonista que está difícil de esconder diante das câmeras.

 Sugiro assistir pela tevê ou baixar da internet. Recomendo!

4 de dezembro de 2013

Quem não tem medo de Barbara Heliodora? - Blog e-Urbanidade

Uma das críticas de teatro mais contundentes e temida nos últimos anos tem um mês todo dedicado a ela no Espaço SESC no Rio de Janeiro. Com leituras dramáticas e debates, o público, atores e a própria Barbara falarão dos grandes clássicos a partir do seu ponto de vista.

O evento, Barbara e Hamlet, uma história de amor, é gratuito com entrega de senha trinta minutos antes. Imperdível para quem ama teatro, boas críticas e está no Rio.