CURTA NOSSA FAN PAGE

29 de novembro de 2013

Muitos anos de vida a Tomie Otake - Blog e-Urbanidade

Tomie Otake é uma das artistas contemporâneas mais festejadas pelo seu trabalho e pelos 100 que acaba de fazer. Além de ter uma história admirável e uma trajetória profissional emocionante, Tomie é necessária para quem gosta de boa arte com seus traços simples, fortes e marcantes. E o melhor de tudo que com um século de vida ela não para de pintar e promete trazer muita coisa por aí.

Ela, na sua visão democrática, diz que adora mesmo são as obras que ficam na rua, assim pode ser vista e "sentida" também por aqueles que passam pelas ruas e praças. E vale a pena ser vista em algumas cidades pelo Brasil, em comemoração ao seu aniversário. Não deixem de ver.

Exposições:

São Paulo
De 23 de novembro a 2 de fevereiro:
Exposição Gesto e Razão Geométrica - Instituto Tomie Ohtake

Belo Horizonte 
Até 2 de fevereiro
Tomie Ohtake 100 anos - Galeria de Arte do Centro Cultural de Mina Tênis Clube

Registro (SP) 
Até 24 de novembro
Gestos Escultóricos - Associação Cultural Nipo Brasileira

Guaíra (SP) 
De 4 de novembro a 14 de dezembro
Gravuras Tomie Ohtake - Casa de Cultura João Augusto de Mello

Fortaleza 
De 7 de novembro a 20 de dezembro
Exposição na Galeria Max Perlingeiro

Salvador
De 8 de novembro a 7 de dezembro
Exposição na Galeria Paulo Darzé

Rio de Janeiro 
De 19 de novembro a 2 de fevereiro
Exposição Pinturas Cegas - MAR (Museu de Arte do Rio)

27 de novembro de 2013

Um leigo na Bienal de Arte 2013 - Blog e-Urbanidade

Por que ir na Bienal de Arte que está aberta até 8 de dezembro no Parque Ibirapuera? Reconheço que das que acompanhei, essa foi a mais desestimulante que fui. Claro, a tal arte moderna, os “desconstrutores” do que seja arte, as instalações e vídeo-instalações estão por lá.

Antes de prosseguir, devo dizer que não sou especialista em nada sobre arte. Sou totalmente leigo. Conheço aqui ou ali algumas técnicas e teorias graças algumas leituras e do tempo de estudante. Mas, admito, nunca fui um admirador das tais técnicas contemporâneas. Mas, em alguns momentos, algumas instalações mexeram comigo. Arte, na minha forma simplista de ver, envolve técnicas e já me detetive por alguns minutos em algumas obras para ver o detalhe do traço etc e tal. Infelizmente, pouco disso tem na Bienal, até porque penso que não seja esta mesma a proposta. Porém, fiquei por alguns minutos diante de algumas obras do Volpi nesta edição. Nunca tinha estado frente a frente a um. Fascinante!

No mais, poucas coisas realmente mexeram comigo, como a tal vídeo-instalação do rapaz preso a uma cabra e ao carangueijo. Também uma que representava a chuva, feita com linha de anzol. Não me lembro de nomes, mas algumas coisas valeram a ida e outras, nem tanto. Senti falta de vanguardismo, até porque colocar pão velho dentro de uma caixa e dizer que uma descontrução da arte já deu.

Vale a pena ir na Bienal? Sempre vale. Acrescentar conhecimentos, sensações e pontos de vistas sempre são fundamentais na nossa constante formação artística. Sugiro acompanhar alguns dos monitores em algumas explicações e participar de algumas oficinas, se possível for. No mais, sinceramente, é decepção.


Serviço:
 21 de set - 8 de dez 2013
Parque do Ibirapuera
Pavilhão da Bienal -  São Paulo
Entrada gratuíta
Horário de visitação:  ter, qui, sáb, dom e feriados das 9 as 19h - entrada até 18h qua e sex das 9 as 22h - entrada até 21h fechado as segundas

22 de novembro de 2013

Blue Jasmine - Woody Allen como nunca - Blog e-Urbanidade

Quantas pessoas existem por ai que vivem num mundo à parte, dentro da sua própria realidade e, quando o momento limite chega, como um escorpião, é capaz de destruir seu aliado? É assim Jasmine, a "mocinha" do novo longa-metragem de Woody Allen que chega aos cinemas nestes dias.

Blue Jasmine
Pra dizer bem a verdade, este é um dos filmes mais woodyallenianos dos últimos tempos que já vi, com gosto de  Noivo Neurótico, Noiva Neurótica e Simplesmente Alice, por exemplo. Aquele texto sempre caótico, com personagens neuróticos e com tiradas cômicas delíciosas e inteligentes. Sem falar que estão lá, na tela, todo o universo do diretor, com sua fotografia e sonoplastia. Uma delícia de se ver, que senti falta em Vick Cristina Barcelona.

Cate Blanchett está espetacular em Blue Jasmine. Não tenho dúvida que seja uma das suas melhores apresentações no cinema, com suas neuroses e repetidas construções e desconstruções da sua mulher real.

A história é, resumidamente, assim: Jasmine tem uma vida abastada em Nova Iorque com seu marido interpretado por Alec Baldwin (sempre, com aquele humor econômico e cheio de ironia) até que perdem tudo por causa de falcatruas dessas que a gente conhece bem aqui no Brasil. Sem nada, só resta ir morar com sua irmã em São Francisco, num apartamento simples, com dois filhos e um namorado brucutu.

Adorei a reviravolta das cenas finais e como é bom assistir um filme que é preciso pensar um pouco após os crédito, não é? E principalmente, perceber que até dentro da gente tem muito de Jasmine.

Bom filme.

Minha opinião
: D

19 de novembro de 2013

The Little Black Jacket - Blog e-Urbanidade

Está aberta em São Paulo a belíssima exposição Little Black Jacket após passar por Nova York, Londres, Tóquio, Paris, Milão e outras cidades. Com entrada gratuita e fica aberta até dia 1º de dezembro no Oca no Parque Ibirapuera.

O grande "barato" da mostra são fotos tiradas pelo lendário estilista (e fotógrafo, não sabia eu) Karl Lagerfeld com as tais jaquetas pretas que são marca registrada da Chanel. No primeiro andar apenas fotos que trabalham no jogo do branco e preto com personalidades internacionais. Ainda neste andar, destaque para a perfomance do Yoko Ono por meio de vídeo.

No segundo andar, a brincadeira é com as variadas matizes de cores e amplia-se um pouco a proposta inicial do black jacket. E para finalizar a exposição, a Chanel presenteia o visitante com dois postêres gratuitos.

Ah, também recomendo dar uma olhada no vídeo do making-of  no site
thelittleblackjacket.chanel.com

Não deixe de ir!

Serviço
The Little Black Jacket: CHANEL’s classic revisited by Karl Lagerfeld and Carine Roitfeld
Parque do Ibirapuera – OCA – Museu da Cidade – Avenida Pedro Álvares Cabral – Acesso: portão 3 De 31 de Outubro a 1º de Dezembro
Horário de funcionamento: das 10h às 19h – Diariamente
Entrada gratuita
thelittleblackjacket.chanel.com

18 de novembro de 2013

Boulangerie Maria Madeleine - Blog e-Urbanidade

As boulangeries estão mesmo na moda e não faltam boas opções aqui em São Paulo. Com pães variados e  com fermentação natural inovam nos diferentes tipos croissants, baguetes e brioches. E se pensa que acaba por aí, muitas destas casas oferecem produtos diferenciados, tais como, queijos, carnes e outras delícias gastronômicas.

Muito bem, fui conhecer o Maria Madeleine no Itaim, depois de assistir uma matéria de babar da Carla Pernambuco no seu Brasil no Prato. Pra começar, o lugar é muito agradável e apesar de ser tipicamente francês, o atendimento é abrasileirado, ou seja, todos muito agradáveis e atenciosos. Ao perguntar sobre qual seria o carro chefe da casa, o atendente nos falou do flan e imediatamente cortou um pedaço para experimentarmos. Amor a primeira mordida!

Também fui conferir o croissant de amêndoas. Meu Deus! Sem comentários. O atendimento é prático, basta escolher no balcão, peça um café e pronto, fique à vontade para degustar.

Depois de toda a experiência, comprei uma baguete extremamente crocante e passei o restante do dia degustando um pouco mais desta preciosidade.

Então, vai a dica e não deixem de ir. Peça o flan, croissant e e leve uma baguete pra casa. Isso é obrigatório! Depois, vá experimentando as outras delícias da casa, pois também farei questão de voltar lá!

Serviço: Rua Afonso Braz, 511 - Vila Nova Conceição