CURTA NOSSA FAN PAGE

31 de janeiro de 2011

Meme Janeiro - Blog e-Urbanidade



Meme semanal hospedado pelo Lost in Chick Lit, onde compartilhamos pequenas informações sobre a nossa semana literária. Tendo como principal objetivo encorajar a interação entre os blogs literários brasileiros, fazer amizades e conhecer um pouquinho mais sobre outras pessoas apaixonada por literatura. Tem interesse em participar? Saiba como aqui!

Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui

Leitura do momento:

Me (Eu) - Rick Martim
A Pílula do Amor de Drica Pinotti
Apostilas de concurso - Direito Administrativo, Constitucional e Tributário... deliça!

Li essa semana: Apostilas de concurso - Direito Administrativo, Constitucional e Tributário...

Última Compra:
Uma apostila de Direito do Trânsito.

Desejo Comprar Urgentemente:
Ainda meu desejo é essse: o novo livro da Marian Keyes. A crítica tem sido ótima! Mas quero comprar em elivro. Será que a Bertrand vai demorar a disponibilizar.

Conversa imaginária com personagem fictício:
Amanda, você continua devagar.  (Pílula do Amor).

Eu falaria para o autor:
Clint Eastwood: Adorei seu novo filme, mas não podia ser um pouco menos lento?
Estado de Espirito Literário: tentando correr atrás do tempo perdido. Relendo meu segundo livro que já está na editora, nome quase oficial "O Ateliê". E começando o terceiro, afinal não consigo dormir sem pensar nos meus personagens.

Literary Crush (paixão literária do momento): Não chega a ser uma paixão, mas as apostilas e livros de concurso é o que bomba.

Vi e viciei (booktrailers, trailers, videos whatever):
Continuo curtindo No Ordinary Family

30 de janeiro de 2011

Felizes para Sempre - Conto - Blog e-Urbanidade

Ela sempre gostou de sair de casa, mesmo que fosse para comprar um jornal na esquina. Gostava de almoçar, jantar, tomar o lanche, um sorvete, conversar com as amigas, desde que fosse fora de casa. Estava sempre, mais ou menos, pronta pra sair. Bastava um retoque na maquiagem, a troca de alguma peça da roupa e pronto. Já estava lá fora.

Ele já era caseiro. Tentava de todas as maneiras não sair. Preferia comer um miojo feito em casa do que ter que sentar em algum restaurante. Assim, evitava cumprimentar um monte de gente pelo caminho ou comer com uma criança que chorava na mesa ao lado. Até por isso, tinha fixação por aqueles serviços de entrega. Tinha cardápio de todo tipo e era amigo de vários entregadores ou atendentes de telefone. E para sair, sempre tinha uma barba a fazer e a roupa pra trocar.

Ela adorava ouvir música. Tinha todos os lançamentos. Sabia da vida de todos os artistas e quando ia ao show de algum deles, era daquelas que cantava a música todinha. E nunca tinha paciência para filmes, dormia logo depois do trailler.

Ele já adorava cinema. Sabia de todos os diretores, datas, detalhes. Foi crítico de cinema numa revista da faculdade e acabou seguindo carreira no jornal da cidade. Tinha todos os clássicos e não tinha um filme que não soubesse alguma informação. Já de música, não gostava muito.

Num dia de chuva, a luz da casa dele acabou e teve que ir comprar velas. Ela acabara de sair de um show de voz e violão de algum cantor recém conhecido. Por causa da mesma chuva, foram se esbarrar na marquize do mercado, pois até o show teve que parar por causa do temporal. Ele e ela se cruzaram, se olharam e sorriram. Ele se esqueceu das velas e ela das músicas do amigo cantor.

A conversa começou a fluir. Falaram da chuva e descobriram que gostavam dos dias chuvosos. Ele disse que adorava tomar chocolate quente nesses dias e ela, também. Ele explicou que foi comprar vela naquele supermercado que odiava. Ela achou impressionante a semelhança, pois ela também odiava ir alí. A conversa foi indo e descobriram os mesmos gostos: no sabor do sorvete, na cor das roupas, nos dias da semana preferidos...

Quando a chuva melhorou, desperiram e descobriram que tinham o carro da mesmar cor, prata. Riram muito das coincidências e ficaram impressioandos com tanta semelhança. Por isso e por outras mais, casaram e... Foram felizes para sempre?

Ela me disse, há dias atrás, que ele andou melhorando, foi até no show do Caetano com ela. Claro que ele pediu para ela parar de cantar, pois tinha pagado uma fortuna por aquele lugar e queria ouvir o cantor. Ele me confessou, na conversa que tivemos à beira da piscina, na feijoada do aniversário dele, que ela pelo menos sabia quem era Mazzaropi e que até achou interessante, assistir Cidade de Deus em um cinema antigo da cidade que não vendia grandes sacos de pipoca caríssimos.

São felizes, sim. Hoje nem se lembram das semelhanças, só falam das diferenças. Repetem pra todos a mesma história de como se conheceram. Mas no fim, dão um beijo e sorriem. Não se largam. Amam-se! Acho que amar é isso, apaixonar pelas diferenças. Acho que talvez ele até tem vontade de sair mais e gostar de música e ela, de ficar em casa e ir ao cinema. Todos nos apaixonamos pelas diferenças, mesmo que, no final das contas, as semelhanças acabam sendo esquecidas, com o tempo.

Publicado em 24 de março de 2005
Próxima semana tem mais

23 de janeiro de 2011

Minha Urbe: Roteiro Gastronômico Brasília - Blog e-Urbanidade

Sempre me perguntam o que tem de bom em Brasília, além do turismo cívico que em poucas horas é possível ver tudo e ficar quites com a pátria. E por outro lado, como alguém pode gostar desta cidade tão diferente? É realmente uma contradição, quem mora aqui, adora. Quem vem a trabalho e fica restrito ao Setor Hoteleiro acha detestável.

Que tal um turismo gastronômico? A lista de bons restaurantes aqui é grande e meu desafio hoje é criar um roteiro de quatro dias para você. Veio trabalhar e queria ficar no fim de semana, conhecer melhor? Então, vou organizar algumas dicas começando na quinta e até domingo, certo? Mesmo que vá trabalhar na sexta, ainda, comece um dia antes. Uma pequena ressaca nunca faz mal a ninguém. Ah, se tiver uma companhia fica mais divertido.

Quinta-feira

Saia do trabalho e vá de táxi para o Coco Bambu no Ícone Park. Chegue antes das 19h30 e peça uma mesa na varanda, certo? Pronto, você terá a vista do Lago Paranoá e um belo astral, principalmente quando o Sol vai baixando. Peça uma das entradas, sempre são gostosas. O atendimento é super rápido, por isso, faça tudo com calma. Depois, mais tarde, jante lá mesmo. Os pratos são bem servidos, na proporção um para quatro. Meu favorito é o Iracema. Depois, se ainda tiver gás, vá comer uma das sobremesas no balcão do Quitinete, na 209 Sul. Se tiver ainda uma mesa, um café também vai bem.

Sexta-feira

Hora do almoço, aproveite para experimentar um bom prato e tenho duas sugestões. Quem curte comida mineira sugiro o Esquina Mineira (704/705 Norte) e de comida nordestina, Mangai (sim, o mesmo João Pessoa e Natal e fica no SCE Sul, Próximo a Ponte JK). Os dois lugares têm uma pinga para quem curte a bebida. Se vai voltar ao trabalho, pega leve!

À noite faça um programão, se arrume e, em seguida, vá jantar no Universal Dinner (210 Sul). O lugar é inusitado e a comida é excelente. Se gosta de vinho, as opções são ótimas. Eu adoro o Magret de Pato e Filet a Poivre. Tenho amigos que adoram a salada de lá, principalmente o custo-benefício, pois fico indignado em pedir alface em restaurantes que cobram o preço de uma feira.

Sábado

Chegou o dia de pisar na jaca, certo? Então, eu sugiro uma feijoada, pode ser? Existem ótimas opções em Brasília. Tem gente que adora a do Bier Fass (no Gilberto Salomão, Lago Sul), eu curto a do Bar Brasília (506 Sul) e do San Marco Hotel (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5).

Quando a tarde cair vá tomar um sorvete do Saborella. Temos duas opções de lugar, no shopping Casa Park e na 112 Norte. Eu prefiro a última opção, os sabores são variados e feitos artesanalmente no local.

Agora, a noite chegou. Eu tenho três sugestões, vamos a elas:

- Uma boa massa feita artesanalmente: Rosário (no Lago Sul). A carta de vinhos é um espetáculo e os pratos maravilhosos. O preço pode dar uma assustada, mas nada demais por uma boa comida!

- Cozinha contemporânea: Aquavit (SMLN, ML 12, conjunto 1, casa 5, Lago Norte). Os pratos misturam ingredientes nacionais e internacionais, um espetáculo. O preço também pode assustar. Mas vale cada centavo.

- Descontração, com música ao vivo. Eu sugiro o Feitiço Mineiro. Beeeem descontraído, sempre rola um show e a comida é uma delícia. O preço é razoável.

Domingo

Se quiser começar o dia com um bom brunch vá ao Café Bellini (113 Sul). As opções são boas e comida gostosa.

No almoço de domingo eu tenho duas opções:

- Para quem gosta de carne, temos aqui boas churrascarias, inclusive Fogo de Chão no Setor Hoteleiro Sul. Mas, se estiver a fim de uma carne tipicamente argentina vá ao Corrientes 348 (411 Sul). Peça a maminha e não esqueça dos acompanhamentos que são fantásticos.

- Se quer descontração, em minha opinião, o melhor filé a parmegiana da cidade está no Beirute (109 Sul). O prato serve duas pessoas e o lugar é perfeito para ficar até mais tarde.

Se ainda tem disposição para pizza a noite, tenho três opções:

- A melhor pizza para mim, com massa fina e chamada de pizza gourmet, é do Fratello Uno (103 Sul) . Eu adoro a burrata de lá. Perfeito para quem não quer pegar pesado.

- Quem gosta de rodízio com pizza de massa fina, o Baco (408 sul) consegue servir boas opções, bem feitas e deliciosas.

- Agora, se você quer muita pizza e sabores inusitados, vá ao Pizza a Bessa (214 Sul). Coma à vontade e não deixe de pedir a de “queijo coalho e rapadura” e “linguiça mineira com pimenta de cheiro”. Uhm, deu água na boca!

Já estou sentindo culpa de ter esquecido um monte de lugares. Mas, prometo colocar em novas dicas, ok? Tem botecos, pastelarias, sorveterias...

E prepare-se para correr na esteira na segunda-feira. Bom apetite.

22 de janeiro de 2011

Novelas e filmes - Blog e-Urbanidade

Esta foi a semana das primeiras novidades de 2011 no showbusiness nacional e internacional. Começamos com o Globo de Ouro que trouxe certas controversas, para dizer a verdade, enquanto as grandes críticas de premiação eram feitas ao Oscar, parece que o Globo não vai ficar impune nesse ano.

O primeiro item que vale a pena falar é do apresentador Ricky Gervais que foi bem venenoso nas suas piadas, tipicamente americanas, durante o show. Mas, ele pegou pesado e já foi confirmado: não apresenta mais. Uma delas, que achei terrível mas nem assim sem graça, foi quando Bruce Willis foi chamado ao palco como o pai de Ashton Kutcher, atual marido de Demi Moor (sua ex-esposa) e 15 anos mais novo do que ela.

Gostei de alguns resultados como Melhor Ator Coadjuvante em Comédia a Chris Colfer (Glee) , Atriz Coadjuvante de Comédia, Jane Lynch (Glee), e o Melhor Seriado, a Glee. Muita gente no twitter não gostou, mas achei merecido. O programa deveria ter sido melhor premiado em anos atrás, ou seja, o Globo de Ouro, como o Oscar, anda também pagando dívidas. Ah, vale também dizer que o Collin Firth levou o de Melhor Ator. Finalmente!

Rede Social não acho que mereça ganhar, mas é um bom filme. Esse ano, como nos anos anteriores, falta um filme impactante, apesar de ainda não ter assistido dois deles que dizem ser ótimos: O Discurso do Rei e Cisne Negro. Mas, tudo bem, levou e é deles.

Aqui no Brasil tivemos a estreia de Insensato Coração que foi esperada com expectativa, depois da história bem escrita, mas morna, de Sílvio de Abreu. Marcando a volta de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, como prometeram, trata-se de uma história simples. O que é interessante é perceber que nem tudo foi apresentado nessa primeira semana, aliás Glória Pires – que encabeça o elenco – nem deu as caras. E lá pelos dois meses deve aparecer um núcleo gay, também.

De Insensato Coração não dá para dizer muita coisa, apenas que é um elenco maravilhoso e que está defendendo seus personagens de forma espetacular. Acho que vai arrebentar, mesmo que hoje em dia a relação audiência e sucesso não seja tão biunívoca. Dizem que nem a Globo anda entendendo muito o que está havendo com as audiências...

Ti-ti-ti continua arrebentando, apesar de que a novela me irritou muito esta semana. Acho que todas as canastrices teledramatúrgicas foram usadas nesses capítulos. Até aquela história de colocar um remédio para pessoa dormir foi usada. E o salto quebrado pela mesma vilã, na força?! Bem, se você não assistiu, não vai entender nada. Mas, acho que o saldo médio melhorou muito depois da cena em que Ari (Murilo Benício) veste de Jacques LeClair (Alexandre Borges) para conquistar Jaqueline (Cláudia Raia). Impagável e prometo, quando estiver no YouTube, coloco aqui para vocês. Continuo achando que é a melhor novela no ar, enquanto Insensato não se aquece.

Ah, nessa semana estreia também American Idol que será apresentado com atraso aqui. Vamos ver se a final eles mostram no mesmo dia.

É isso, boa semana e até breve. 

14 de janeiro de 2011

Minha Urbe: Buenos Aires - Blog e-Urbanidade

Estive em Buenos Aires passando o Reveillon de 2010 para 2011. Foi uma experiência um tanto diferente, tendo em vista que, em menos de 48 horas, desisti de ir para o Rio de Janeiro e mudei o destino. Além das emoções previstas, como falta de hotel e viagem cansativa, deu tudo certo.

É a terceira vez que chego a terras argentinas e em momentos completamente diferentes. A primeira vez que fui foi impressionante. Argentina estava no ápice financeiro e era para nós, brasileiros, um orgulho estar lá. Lembro até hoje de entrar num café, depois da meia-noite, e encontrar várias senhoras de vison e extremamente chiques.

Depois voltei quando a crise estava instaurada e nosso real valia bem mais do que o peso. Os argentinos estavam mais simpáticos e era possível ser muito bem atendido por pais de família, em lojas espalhadas pela rua Florida, de forma educada. Na verdade, esses senhores poderiam ter sido empresários ou funcionários de grandes empresas que foram demitidos por causa da crise.

Reconheço que esta terceira vez não foi das melhores. Minha interpretação diz que a crise argentina chegou na base da sociedade. É mais ou menos assim, falta de dinheiro, leva a crise na educação, povo sem acesso a escola começa a ficar esperto, mal educado e por ai vai.

Claro que os hermanos nunca foram os mais simpáticos com a gente, mas agora percebi um ar que chamaria de “espertalhão”. Várias vezes cheguei às lojas que vendiam água, perguntava o preço em português e imediatamente o valor dobrava. Os taxistas entregam notas falsas de peso e os vendedores de rua também não são confiáveis.

Em uma situação entrei num táxi e pedi para o sujeito me levar a feira de San Telmo. Ele simplesmente me disse que não sabia onde era. Tentei discutir, mostrando pra ele que um taxista não pode ter tal dúvida... Bobagem! Ele nem deu bola, eu tive que encontrar o nome da rua na internet do celular e chegar lá.

Os taxistas na noite do Reveillon são impressionantemente espertos. Fui fazer um trajeto que custava, no taxímetro ,25 pesos e foi oferecido por vários carros que passaram na rua por preços diferenciados, de 50 a 200 pesos. Isso aí, você fica parado na rua, quando vai entrar, eles mandam sair, perguntam onde você vai e diz o preço. Taxímetro não existe no dia 01.

Outro dia comprei uma peça de decoração numa vendedora de rua e dei 100 pesos, custo do produto. Há alguns passos, ela correu atrás de mim e pediu para trocar, pois, segundo ela, eu tinha uma nota falsa. Era impossível isso acontecer comigo, pois troquei meu dinheiro no Banco Nacional Argentino. A mulher não aceitou minha nota dizendo que era falsa. Dei outra. Descobri depois que isso é comum na cidade. Você dá uma nota verdadeira, eles trocam por uma falsa, dizem que você a deu e pedem nova.

Comprei em várias lojas apenas com a minha RG, afinal posso entrar na Argentina com ela e, pior, já tinha comprado na filial da empresa, na mesma rua apresentando apenas esse documento. Então, me pediram o passaporte que havia deixado no hotel. Reclamei, o funcionário me disse que ele não era responsável pelas políticas internacionais!

Os brasileiros na rua me lembraram os orientais na Europa ou Estados Unidos, doidos, fazendo compras e cheio de sacolas. Fiquei feliz de perceber que estamos bem mesmo das pernas, mas é irritante saber que somos tão mal atendidos. Por isso, brasileiros, lanço uma campanha, vamos procurar outro destino. Os hermanos precisam saber atender a gente.

Teve coisas boas, tais como, a comida, a carne, alguns taxistas, poucos garçons... O fato é que percebi que a crise financeira realmente muda o caráter de um povo. Uma geração sem formação escolar suficientemente eficiente causa sérios problemas sociais.

Vamos a algumas dicas, apesar de achar que você deva ir mesmo ir para outro país:

- Cabanas Las Lilas – peça o Ojo de Bife. A melhor carne e atendimento da cidade. Ah, peça um simples café para terminar. Vem cheio de mimos!

- Cachafaz – não se mate por um alfajor da Havana. Recomendaram esta marca, o de doce de leite, e arrasei.

- Bar 6 – o lugar é descolado e serve desde café da manhã a jantar. Vale a pena ir.

- Não deixe de ir a livraria El Ateneo na Santa Fé. Espetacular a decoração e é considerada a segunda livraria mais linda do mundo.

Compras. Cuidado com as lojas do circuitão e os tais outlets que não andam tão baratos como já foram.

Boa sorte pra vocês!

 

10 de janeiro de 2011

Minha Urbe: Pontão de Brasília - Blog e-Urbanidade

Tem gente que gosta de curtir um pôr-do-sol. Eu, para dizer bem a verdade, não sou aficionado nisso, mas vou dar umas dicas em Brasília. O céu aqui é lindo e acho que a experiência pode ser bem legal.

O lugar que já ouvi e as pessoas curtem é no Pontão do Lago Sul, perto da Ponte Costa e Silva. Tem que ir de táxi, carro ou ônibus. A entrada no parque é livre, sente na beira do Lago Paranoá e boa diversão. Tem vários restaurantes ali, desde comida japonesa a frango a passarinho.

Eu preferia ir para o restaurante Camarões que fica do outro lado, no Ícone. Peça para ficar na varanda, solicite um chope gelado e daí vai ser inesquecível. Também vá de táxi, carro ou ônibus. A comida tem um preço bem em conta.

Sugeriram dia desses um novo local de restaurantes em Brasília, como Bendito Suco, que fica próximo da ponte JK. Não fui ainda, mas pode ser bem interessante. Também use os transportes sugeridos acima.

Tem gente que curte ficar na Esplanada dos Ministérios. Sinceramente acho que é horário do pico e vai ter muito carro em sua volta. Mas gosto é gosto.

Também vale ir para alguns bares da cidade e tem para vários preços e gostos. Eu, por exemplo, adoro ver o dia baixar no Beirute (109 SUL), numa mesinha lá fora, tomando uma gelada, claro! Agora, o gosto é para quem curte boteco e a vista é para os Eixos, ou seja, esqueça ver o Lago. O bom é que tem metrô, a comida é boa e preço é melhor ainda. É considerado o melhor boteco da cidade. E não se assuste se de uma hora para outra as caras mudarem. É o lugar que recebe todas as tribos da cidade e, não sei porquê, sempre acontece uma mudança de perfil em horários não fixos. Fica tranquilo, ninguém vai fazer nada que não queira.

Bom pôr-de-sol!

(Se este blog foi útil na sua viagem, deixe seu comentário, elogio, crítica, sugestões...)

8 de janeiro de 2011

Minha Urbe: Brasília - Blog e-Urbanidade

Brasília é um lugar muito legal para passear, principalmente para quem gosta de arquitetura e para quem estiver a fim de fazer o turismo cívico. Mesmo assim, quatro a cinco dias pela capital, em minha opinião, é mais que suficiente. Ah, não esqueça que a gastronomia também é seu ponto alto. Temos restaurante para todos os bolsos e pratos.

Para hospedar-se use sempre o Setor Hoteleiro Sul ou Norte. Os hotéis ficam em um setor exclusivo, porém hoje existem opções como Taguatinga e outras regiões. Sugiro que tope mudar do chamado Plano Piloto (onde fica o Setor Hoteleiro) se estiver de carro ou perto de alguém conhecido. Do contrário, o transporte é ruim e táxi caro, a economia não vai valer a pena. Tem hotéis com preço em conta, sugiro, por exemplo, o Diplomata e outros nessa categoria.

Duas opções de hospedagens baratas: as pousadas na W3 Sul são bem localizadas e tem preços variáveis e o Albergue da Juventude. Já tive amigos que ficaram nas pousadas, eu não gostei da cara do lugar, mas tem gente que adora e acha ótimo. Na internet tem boas opções e com fotos. O Albergue fica afastado, o contrário das pousadas, mas parece legal para quem quer andar de ônibus ou topa uma boa caminhada.

Quando chegar ao aeroporto, como todas as cidades brasileiras, não temos metrô ligando o Plano Piloto ao Aeroporto. Tem um ônibus que nunca peguei e dizem que é bom, mas demora. Por isso, guarde uma grana para o táxi que não vai ficar barato, mas nada assustador. Acho que no máximo você deixará 40 dólares no trajeto. Nossos táxis são novos e confortáveis.

Cuidado com os olhos! Nem tudo que você vê perto é realmente próximo. Os olhos nos enganam aqui. Muitas vezes você olha do outro lado da avenida e pensa, vou lá. A caminhada pode assustar. Por isso, a Esplanada é grande e distante e o sol daqui pega fogo. Bloqueador, óculos escuros, água e muita disposição são fundamentais para quem quer começar o trajeto.

Na área da Esplanada não costuma ter assaltantes, por isso, pode trazer sua máquina. Aliás Brasília só é mesmo perigoso no Setor Comercial Sul e Norte à noite. Mas isso é Brasil, nunca dê moleza, certo?

Eu organizaria sua estada aqui assim:

1 dia para passeio cívico: Esplanada, Palácios e Catedral. Domingo o Palácio do Planalto autoriza visitas. O Congresso também tem dias abertos. Vá num bom restaurante à noite, com ótimas opções na Asa Sul e Norte.

1 dia para andar de ônibus: veja os horários do veículo aberto que é oferecido pela Secretaria de Turismo. Parece que sai do Teatro Nacional. De quebra você visita a Ponte JK, Palácio Jaburu e Alvorada. Conhece o Lago Paranoá e por ai vai. Terminava tomando um chope no Beirute (109 Sul) ou Libanus!

1 dia mais para os monumentos – conheça o Memorial JK, suba na Torre de tevê, vá no templo da LBV (vá de ônibus, metrô ou táxi) e veja alguma exposição no CCBB (transporte gratuito que sai da Rodoviária do Plano Piloto). Aproveite um bom restaurante à noite.

Bem, aproveite um último dia para compras, temos shoppings bacanas. Para os mais refinados, Iguatemi no Lago Norte. Para quem quer os mais próximos e encontra tudo: Brasília Shopping, Pátio Brasil e Conjunto Nacional. O Park Shopping fica distante e tem metrô pra lá. É enorme! Para quem quer decoração, Casa Park que fica perto do Park Shopping e Shopping ID que fica no início da Asa Norte, ao lado do Brasília Shopping.

Bom, se sobrou tempo conheça Taguatinga, uma das nossas regiões administrativas mais bem sucedida. E também tem a Feira do Guará e da Ceilândia para que gosta de um tour mais antropológico. Todos têm metrô.

Ah, uma última coisa, nosso metrô é pequeno e liga a Rodoviária do Plano Piloto, Asa Sul, Guará, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia. Quem estiver hospedado nessas áreas é um prato cheio! É demorado e tem horários malucos, por isso se informe no site para não passar susto.

Bom passeio e darei mais dicas em breve!

(Se este blog foi útil na sua viagem, deixe seu comentário, elogio, crítica, sugestões...)

Rede Social e Direito de Amar - Blog e-Urbanidade

Falo aqui de dois filmes que pude assistir nestes dias de recesso e foram boas surpresas. Além de Do Início ao Fim, É Proibido Fumar e Lula – o Filho do Brasil, agora foram Rede Social e The Single Man (traduzido no Brasil “Direito de Amar”.

A Rede Social - o filme

Rede Social é um bom filme, apesar de ter tido muita dificuldade de acompanhá-lo no início, acho que esse era o objetivo do diretor, ou seja, mostrar que o rapaz era mesmo confuso e superdotado. Ao mostrar como nasceu o Facebook, entramos numa história em que percebemos que no mundo das novas tecnologias os critérios pra ficar rico são também inovadores.

Não acredito que Rede Social mereça o Oscar, mesmo estando com seis indicações no Globo de Ouro (melhor filme de drama; melhor diretor, para David Fincher; melhor ator, para Jesse Eisenberg; melhor ator coadjuvante, para Andrew Garfield; melhor roteiro e melhor trilha sonora original).

Realmente o roteiro é bom, consegue-se apresentar uma história que poderia ser muito chata de uma forma muito interessante e criativa. As fusões entre o julgamento e os fatos acontecidos são bem costurados e são feitos de forma muito eficiente. E o autor principal, David Fincher, que interpreta Mark Zuckerberg, nos deixa em dúvida se é um bom rapaz ou não. Mas não temos dúvidas que é um grande babaca, palavra da advogada!

The Single Man é a estreia do estilista Tom Ford no cinema e que deu o maior ti-ti-ti no início do ano. Primeiro, por ser uma história muito forte – a preparação do suicídio de um professor em depressão, após perder seu namorado em um acidente – e ao mesmo tempo ter muitos pontos positivos.

Single Man
Vamos aos pontos positivos. Colin Firth está ótimo e merecia o Oscar em 2010. Perdeu, mas como a Academia gosta de pagar dívidas, dizem que esse ano será a vez dele receber, pela sua também boa interpretação em O Discurso do Rei que está nos cinemas.

Julianne Moore faz uma coadjuvante e arrasa. Está tão bonita e tão bem que não deixa de impressionar. É uma pena que não saiu nem na lista do Oscar no ano passado. Mas 2010 não foi um bom ano para Academia, não acha? Basta lembrar que Guerra ao Terror levou o de Melhor Filme.

E a direção de Tom Ford é um primor. A fotografia é belíssima e impressionante. Também a reconstrução histórica dos anos sessenta é uma das melhores já vista no cinema. É sem dúvida, um dos pontos fortíssimos do filme.

É isso, esperem que se divirtam e me conte mais!