CURTA NOSSA FAN PAGE

29 de maio de 2010

Você cheira a gordura! - Novela Vale Tudo - Blog e-Urbanidade



Sempre bom ver Maria de Fátima e Raquel...

Duas grandes atrizes, Regina Duarte e Glória Pires, interpretando dois grandes personagens com texto de dois grandes autores, Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, em Vale Tudo. 

Credo, olho pra trás e fico pensando: que novelão!

Imperdível nesta cena:
- É pobre! Sendo amigo seu é pobre! - diz Maria de Fátima.
- Odeio este nome, além de passar a vergonha assinando Maria de Fátima nos cheques - ela.
- Este bairro cheirando a gordura.
- Para quer pegar táxi minha filha, o ônibus passa ali para o Leblon - a mãe.

E o que Regina segurando o choro e andando na rua, ao final da cena?

Veja e lembre o que é uma novela boa!

24 de maio de 2010

Oscar 2010 - Blog e-Urbanidade

Quem diz gostar de cinema tem algumas obrigações. E uma delas é fugir dos blockbusters e assistir, pelo menos, aqueles filmes que ganham o Oscar. E outras que vão ganhando os prêmios mais importantes do mundo.

Com essa premissa, eu estava em dívida com dois filmes: Guerra ao Terror e O Segredo dos seus Olhos. Então, aproveitei para colocar em dia e vamos aos comentários.

Quanto ao Guerra ao Terror fui muito resistente. Acho ainda que levou o Oscar por pura picuinha da Academia de Cinema Americana. Sabe aquela coisa do tipo “o cara vendeu mundo e vamos dar para a ex-mulher dele”?

Nada me tira da cabeça que a história foi por ai. Mágoa de quem vende muito e faz sucesso. Continuo achando que Avatar é o melhor filme de 2010. Porém, Guerra e Terror levou e vamos falar dele.

O filme é bom. Bem filmado e muitíssimo interessante. A direção parece correta e muito clara nos seus objetivos. Ou seja, a pouca trilha sonora é usada para não te trazer grandes emoções e deixar o expectador bem ligado com a sua racionalidade. Por isso, o filme acerta muito.

A história é simples: mostra o dia-a-dia de um grupo rapazes do exército americano que desarma bombas. E daí vemos a realidade dura deles, entre a busca de uma vida prosaica e missões pra lá de eletrizantes. Não pense que o filme enche o saco. Olha eu assisti com muitos pés atrás. Passou rápido e gostei muito. Se não viu, sugiro que assista.

Se você, como eu, detestou Paciente Inglês e tantos outros ganhadores de Oscar insuportáveis, acho que pode ser uma boa!

O Segredo dos seus Olhos vem com vários sabores. Primeiro, da Amércia Latina levar um Oscar e tirar o prêmio de quem estava certo que levava, Fita Branca. Ao mesmo tempo um gosto que filme brasileiro não consegue levar nenhum Oscar para casa, enquanto os hermanos conseguiu o segundo.

O filme conta a história de um escritor que decide contar uma história que presenciou durante seu trabalho na Justiça Argentina. E uma bonita história de amor se confunde com esse caso complicado.
O final é surpreendente e merecia o Oscar, apesar de não achar que seja um grandíssimo filme. Acho que Central do Brasil é bem melhor. Mas não vamos confundir as coisas.

As interpretações são primorosas e é sempre bem-vindo quando leva o prêmio daquelas histórias de campo de concentração e judeu que tratava Fita Branca. E que a Academia Americana ADORA!

Pegue ou baixe na internet. É um filme necessário na sua próxima conversa sobre o cinema

Ah, também fui assistir no cinema Fúria de Titãs em 3D. Insuportável! Todo mundo adorou, mas a história é daquelas bem cheia de clichês. Sabe como é: pega aqueles elementos do cinema americano que os livros falam tanto e coloca a história lá dentro. Chato! Não recomendo, vá baixar O Segredo dos seus Olhos e fique em casa!

Se faltava um empurrãozinho, veja os dois ganhadores do Oscar 2010.

23 de maio de 2010

Bem-vindo a Passione - Blog e-Urbanidade


É sempre grande a expectativa quando uma nova novela entra no ar. Claro que Passione ainda trazia mais elementos que nos fazia esperar ansiosamente, o marasmo que vivia a história de Manoel Carlos, Viver a Vida.

Dizem que sempre a novela dá uma esquentada no final e as últimas semanas são muito bem assistidas. Fato certo, mas não válido para Viver a Vida que acabou tão sem expectativa que parecia sessão da tarde, ou seja, sem graça, insossa e dava até para dar um cochilo.

Passione chegou, então, cheia de expectativas e não decepcionou. Um elenco espetacular e um lindo visual marcaram a primeira semana. Sem falar nos elementos que nunca faltam nas novelas de Sílvio de Abreu: cenas divertidas, alguém brigando por uma empresa, ações, herdeiros e alguém no exterior que vem pra cá.

O autor já disse que no capítulo 100 alguém vai morrer e vai começar aquela história cheia de mistério, resolvida apenas no último capítulo, com atores gravando às escondidas ou vários finais sendo filmados para enganar os fofoqueiros de plantão.

Ainda não dá para dizer muita coisa, mas o texto está ótimo e parece que a história é realmente bem amarrada. Algumas coisas não estão legais, tais como, o sotaque da turma da Itália que está bem forte, tem hora que não dá nem para entender; e já estamos de saco cheio de Tony Ramos fazendo um personagem estrangeiro, né?

Ah, também o Reynaldo Gianechini está meio estranho. Ficou claro que os capítulos feitos na Itália foram gravados antes do Brasil. Aqui ele está com um sotaque carregado, igual Pascoal, de Belíssima. Vamos ver se acerta a mão pra frente.

O primeiro capítulo – como já disse, nunca deixo de assistir – foi muito bem feito. A apresentação dos personagens foi primorosa, o que não podia ser diferente quando assistimos um autor tão experiente.

No mais, qualquer coisa era melhor do que a novela anterior, não acha?

Então, boa novela para todos nós!

20 de maio de 2010

A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo - Blog e-Urbanidade


Há muito tempo li sobre o lançamento do livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo. Noveleiro, roteirista e que sonha um dia escrever a novela das seis – para chegar na das nove horas -, encontrar autores que falem do assunto é sempre um achado.

Diga-se de passagem, a Editora Globo lançou há um ano dois volumes chamados Autores (veja meu post), dos quais quem não trabalhava na Rede Globo foi retirado, como foi o caso de Lauro César Muniz que atualmente está na Record.

Meio no susto, encontrei a obra numa livraria de Salvador, enquanto passeava por lá e a decisão foi simultânea. Deixei os vários outros que estavam na minha mão e troquei pelo A seguir. Não que seja caro,mas eu adoro livrarias, por isso, mesmo que goste de vários, a compra é sempre um de cada vez, para voltar na semana que vem. E realizar aquele roteiro: escolha, leitura da contracapa, café, água com gás, leitura do primeiro capítulo, cheiro de livros e voltar para casa com uma sacolinha.

Nossa, hoje estou disperso, vamos voltar ao assunto!

A obra é escrita por André Bernardo e Cintia Lopes. Formados em Jornalismo, trabalham na área há alguns anos e são como eu, não podia ser diferente!, noveleiros.

A Seguir traz dez entrevistas, com os mais importantes teledramaturgos da atualidade: Aguinaldo Silva, Benedito Ruy Barbosa, Carlos Lombardi, Gilberto Braga, Glória Perez, Lauro César Muniz, Manoel Carlos, Sílvio de Abreu, Walcyr Carrasco e Walther Negrão.

As entrevistas são bem feitas e mostram o processo de produção de cada autor. Por exemplo, Gilberto Braga e Aguinaldo Silva são bem minuciosos, primeiro fazem a escaleta e depois partem para as cenas dos capítulos. Aliás, é possível encontrar no livro exemplos disso. Como a escaleta se torna capítulo e cena. Só por isso, já vale ter a obra em casa.

Por outro lado, Glória Perez não faz escaleta, escreve a partir da sinopse e pela sua intuição. Bem perceptível, não?

Uma boa novidade do livro é abertura de cada capítulo com uma Ficha Técnica, incluindo detalhes importantes sobre as várias novelas escritas pelo autor e, logo em seguida, a seção Um Capítulo à Parte com curiosidades do entrevistado.

O prefácio é do ator Tony Ramos que a gente não aguenta mais ver na tevê fazendo tantos personagens estrangeiros, mas ninguém tem dúvida que um dos maiores atores da nossa teledramaturgia.

Com certeza trata-se de leitura obrigatória para roteiristas, principalmente para quem quer escrever para televisão. Os noveleiros vão adorar, pois o texto é leve e tudo muito bem editado.
Então veja a capa e anote os detalhes. Na próxima vez que estiver a frente dele – ou peça na livraria – não deixe de levar pra casa.

A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo
Panda Books
Valor: R$ 45,90 (Site Saraiva)

19 de maio de 2010

Lançamento do Morar Mais 2010 - Blog e-Urbanidade

Ontem aconteceu a partida do Morar Mais 2010. O Café aconteceu no auditório do Correio Brazilense e foi destaque no jornal de hoje, dia 20/05.

Veja ai!

Clique na imagem para ampliá-la.

16 de maio de 2010

A Executiva do Lar - Blog e-Urbanidade


Concluí hoje, finalmente, de ler Samantha Sweet, Executiva do Lar de Sophie Kinsella. Pra quem não sabe, a autora também assina o engraçado Delírios de Consumo de Becky Bloom. Porém, nesse ela não acerta a mão, mesmo. O livro é bem chatinho e se arrasta.

Vocês que acompanham meu blog, sabem que gosto deste tipo de literatura, mas reconheço que Sophie Kinsella não é a melhor escritora do estilo.

Com certeza, os Delírios de Consumo... se destacou e se tornou filme por causa de um bom agente, não acha? Mas, eu resisti, li e não gostei.

A história é bem interessante, porém se torna melodramática demais e a autora parece não resolver o conflito a altura do que foi criado.

Tá, vamos a história. Samantha está estressada, trabalha horas e mais horas por dia e comete um erro. Perdida, entra num trem para o interior da Inglaterra e é confundida com uma candidata a empregada doméstica.

Sem saber fazer pipoca no micro-ondas, a moça se torna a empregada da casa. Meio mágico! Mas tem uma explicação, ela tem um QI altíssimo.

Pronto, daí tem tudo: confusão, ela se apaixona, fica com raiva de algumas pessoas e tem final feliz.

Se você gosta da autora, vale a pena ler. Se não, corra para a Marian Keyes.

11 de maio de 2010

Super super bacana! - Blog e-Urbanidade

Veja que bacana esta matéria que saiu sobre meu livro, no blog que mais curto atualmente e falei dele aqui, Lost in Chick Lit.

"Pra mim é o livro mais original do ano. Simplesmente o tipo de livro que vou sair indicando para todos aqueles livres de preconceitos que desejam se divertir com uma literatura descontraída, porque é bem escrito, engraçado, sincero e original, coisa que boa parte da literatura hoje em dia não consegue mais ser".

http://www.lostinchicklit.com.br/2010/05/os-vipirisados-de-celso-faria.html

8 de maio de 2010

Chick Lit que fala português - Blog e-Urbanidade


Há algum tempo comecei a entender o tal do mundo dos chick lit, livros feitos para mulheres, ou melhor, mulherzinhas.

Estilo criado principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, não posso deixar de confessar que já li e leio aos montes.

Quais são suas características? O livro, nesse estilo, tem um humor carregado, sempre escrito em primeira pessoa e muito mais preocupado com as peripécias interiores do que muita ação, mesmo que isso não venha a faltar. Daí a pergunta, qual a diferença dos romances do tipo Bianca e Daniele Steel? Simples, esse último é romance, algo bem meloso. O outro tem também história de amor, mas é pra ler com um grande sorriso no rosto.

Quando comecei Os Vipirisados decidi que este era meu estilo. Desde muito jovem, nas minhas peças teatrais da igreja, o humor e situações divertidas sempre foram meu forte. A minha crítica ao mundo sempre é cheia de bom humor. As pessoas aceitam melhor, não acham? Aliás, em uma das aulas de roteiros, Leila Miccolis me disse: "Você é muito piegas com histórias de amor". Desde lá, percebi que esses momentos românticos devem passar rápido e sem muito detalhes nas minhas histórias. "Foque na comédia, é seu melhor estilo", concluiu. Ouvi! E segui, afinal não tinha dúvidas sobre isso, mas quando alguém fala, a gente vai mais seguro.

Quando meu livro saiu, comecei a pesquisar mais a fundo o estilo chick lit. E tive uma grata surpresa, descobri um site na internet só voltado para isso, é o http://www.lostinchicklit.com.br/.

Por si só achei o nome ótimo Lost in Chick Lit. (Aliás, Os Vipirisados foi lido pela autora do blog e a qualquer hora sai uma crítica. Estou cheio de expectativa, afinal sinto falta de uma avaliação especializada, mesmo tendo passado por uma revisão tão cuidadosa. Tudo que saiu na mídia até agora, que não foi pouco, foi chupado de release. Ah, com exceção da matéria no Correio Braziliense.)

Voltando ao assunto... Descobri então que Os Vipirisados não é um chick lit e sim lad lit, ou seja, um chick lit com o personagem principal do sexo masculino. E se quiser saber mais sobre os vários estilos, segue o link http://www.lostinchicklit.com.br/2009/01/o-que-e-chick-lit.html

Aliás ontem saiu uma matéria muito legal sobre um livro brasileiro com esse estilo. Já pus na minha lista de próximos a serem adquiridos, chama-se Nove Minutos com Blanda. Gostei da base que começa a história: sabe aqueles minutinhos que a gente põe o relógio, depois que ele desperta. O tradicional soneca? Então, são os nove minutos da personagem principal. Segue ai, também, o link da matéria
http://www.lostinchicklit.com.br/2010/05/entrevista-com-fernanda-franca.html

Bom, vamos parando por aqui, pois o sabadão de trabalho me espera. Nos esbarramos no twitter durante o dia: @celsofaria.

5 de maio de 2010

Inquietações de um escritor "part time" - Blog e-Urbanidade

Ontem contei aqui que estou lendo o livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, o que pode ser visto no post anterior.

E já tive insônia! Sou assim mesmo, gosto tanto das minhas histórias que sempre que leio fico angustiado. E com aquela perguntinhas: por que não escrevo mais? Será que estou trilhando pelo caminho certo?

Não sei, o importante é caminhar, não é?! Mesmo assim sinto que este negócio de escrever, contar história, me envolver com meus personagens é sempre muito forte. E parece que nunca estou dando atenção ao que gosto mesmo de fazer.

Olha só como meu blog tem sido deixado pra lá nos últimos tempos... Mas isso é outro assunto!

É muito bom o convívio com aqueles personagens que são, não tenho dúvida disso, maiores do que a gente. Estão lá no livro, você que põe a palavra na boa deles, mas acredite!, em determinados momentos eles parecem ter vida própria. Quantas vezes sentei para escrever algo e no fim tudo toma outro caminho?

Fico emocionado quando vejo que os personagens existem e as pessoas comentam sobre eles nos encontros. É simplesmente um mundo fantástico.

Por isso continuo aqui, na ativa. O segundo livro está no forno, em fase de revisão. O terceiro está andando. Cheguei na página cinquenta.

O que vou falar? Agora meu personagem principal é um homem casado há mais de dez anos, com uma esposa que sonha em ir para Nova Iorque. Só que tem um problema, o cartão dele está estourado e acaba de saber que três cheques devolvidos não deixa que ele parcele a viagem. A esposa perdoa, mas o deixa dormindo duas semanas no sofá da sala...

Bem, por enquanto é só, apesar de que isso é apenas o fio da meada. Tem muita coisa para ser puxada. Aguarde!

Obrigado por passar aqui, só fico triste que esta galera não deixa nenhum comentário.

Tudo bem, hoje estou carente!

4 de maio de 2010

Salvador e "A seguir, cenas do próximo capítulo" - Blog e-Urbanidade

O fim de semana foi bem simpático. A ida a Salvador e dois dias de praia sempre faz bem, não acha?

No meio da correria do dia-a-dia e das semanas cada vez mais confusas, essas paradas são mais que bem vindas.

Também o motivo foi dos mais relevantes. O casamento da amiga e a aproximação dos amigos foram pretextos suficientes para tornar tudo mais agradável, principalmente o monte de risadas e o bom humor de toda a galera.

Acho que daria capítulos e capítulos de boas histórias e as conversas sempre regadas a muitas gargalhadas.

Agora é tocar o barco pra frente, afinal o Brasil vai para frente com muito trabalho.

Um bom achado do descanso foi um passeio pelo Salvador Shopping e ter encontrado um livro que queria ler há muito tempo. Já quase li de ponta a ponta no caminho, incluindo táxi e avião.

A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo - de Cintia Lopes e André Bernardo - conta as histórias de dez escritores de televisão. São histórias divertidas, como fazem o seu processo de criação e curiosidades que acontecem por trás das câmeras.

Vale a pena ler. Uma ótima dica para quem gosta de roteiros, como eu.